O Conselho Diocesano de Leigos do Arcebispado de Toledo emitiu uma nota em que apóia a manifestação a favor da família, o verdadeiro matrimônio e a vida convocada pelo Foro Espanhol da Família (FEF) e outras organizações para o próximo 18 de junho em Madri.

No comunicado, o Conselho afirma que "as políticas promovidas pelo Governo nos últimos meses e as previstas a curto, médio e longo prazo afetam gravemente a dignidade do matrimônio e a família, à educação e proteção dos direitos de nossos filhos e suscitam entre os cidadãos grande preocupação pelo futuro da nossa sociedade e das suas instituições mais básicas, necessárias e fundamentais".

Por isso, continua a nota, "os fiéis cristãos, chamados a construir o Reino de Deus neste mundo, não podemos nos cruzar de braços e facilitar as rupturas matrimoniais, a experimentação com embriões, a manipulação na educação das crianças e a falta de respeito pela vida humana, que supõem uma agressão direta aos fundamentos da vida familiar e social".

Assim, o Conselho Diocesano de Leigos, faz uma “chamada a exercitar como cidadãos nosso direito e manifestar publicamente nosso firme rechaço à leis que se estão promovendo”.

“Por isso, pedimos aos cristãos da diocese de Toledo que se adiram à citada convocatória e a apóiem participando da manifestação do próximo sábado dia 18 em Madrid", concluem.

Por sua parte, o Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares Llovera, escreveu uma carta aos sacerdotes da diocese em que lhes pede que se facilite que os leigos leiam a nota de apoio emitida pelo Conselho de Leigos nas missas que se celebrem na arquidiocese até o dia da manifestação.