Neste ano, o Papa Francisco decidiu novamente celebrar a Quinta-feira Santa com os “descartados” da sociedade. Nesta ocasião, visitará no dia 13 de abril a Casa de Reclusão Paliano, em Frosinone, na Diocese de Palestrina, localizada aproximadamente há 70 km de Roma.

Nesta prisão, celebrará a Missa da Ceia do Senhor com o rito do lava-pés junto com alguns detentos, segundo um comunicado do Vaticano no qual detalhou que a visita “terá um caráter estritamente privado”.

Em 2013, o Santo Padre visitou a Instituição Penal para Menores de Casal del Marmo e, em 2014, o Pontífice visitou Fundação Don Carlo Gnochi-Centro “Santa Maria da Providência”, onde lavou os pés de doze deficientes físicos. Em 2015, celebrou a Missa e o Lava-pés no Presídio de Rebbibia, nos arredores de Roma, onde lavou os pés de doze detentos.

No ano passado, celebrou a Missa de Quinta-feira Santa em Castelnuovo, um centro para refugiados e imigrantes.

A Prisão de Paliano está localizada em uma pequena montanha e foi uma fortaleza no período do Renascimento italiano, construída em 1565. Foi doada ao Vaticano em 1864 e alguns anos depois a sua propriedade passou novamente ao estado italiano.

Confira também: