O Arcebispo John Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, assinalou na segunda-feira, durante um discurso pronunciado no Escritório de Informação da Conferência Episcopal Italiana, que Internet pode converter-se em um caminho para Deus se for adequadamente usada.

Durante seu discurso titulada “Internet e a Igreja Católica na Europa”, o Arcebispo assinalou que “a Rede”  é “uma realidade presente e urgente que não se pode ignorar”. Recordou além disso, que este tinha sido o tema da Mensagem de João Paulo II para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais em 2002 e de dois documentos do dicastério que preside: “Igreja e Internet” e “Ética em Internet”.

O Arcebispo Foley sublinhou que a Igreja deve responder aos desafios lançados pela Internet, mas também “manter firmes os princípios éticos e os valores reconhecidos universalmente como indispensáveis para o amadurecimento e a evolução de todas as culturas”.

“A Igreja –continuou–, como transmisora da Revelação de Deus, tem a tarefa de comunicar a Palavra e deve alentar o uso da Internet para o bem comum, para o desenvolvimento da paz e da justiça, no respeito da dignidade pessoal e com espírito de solidariedade”. 

Internet é assim o areópago do nosso tempo, o instrumento para difundir a mensagem cristã”, assinalou Dom Foley.

“Entre os milhões de pessoas que todos os dias navegam pela Internet muitas podem encontrar palavras de esperança”. “Internet pode ser um novo caminho para Deus” e uma forma para que a Igreja  possa “chegar inclusive a quem vive na solidão e que possivelmente não abriria nunca a porta de sua casa”, concluiu.