A biblista francesa Anne-Marie Pelletier será encarregada de escrever os textos das meditações das Estações da Via Sacra que o Papa Francisco presidirá no Coliseu romano na Sexta-feira Santa, 14 de abril, segundo anunciou o Vaticano.

Não é a primeira mulher a escrever as meditações da Sexta-feira Santa, pois em 2012, um casal que ia completar 60 anos de casamento, Danilo e Ana María Zanzucchi, foi escolhido por Bento XVI para esta missão. Estes cônjuges pertenciam ao Movimento Focolares.

Além disso, em 2011, Bento XVI encomendou a preparação das meditações à Irmã Maria Rita Piccione, Presidente da Federação dos Mosteiros Agostinianos da Itália “Nossa Senhora do Bom Conselho”.

A biblista escolhida por Francisco para preparar as meditações deste ano, Anne-Marie Pelletie, é conhecida, entre outras coisas, por ter ganhado o prestigioso Prêmio Joseph Ratzinger em 2014.

Nasceu em 1946, Pelletier – que com seus trabalhos investigou também o papel da mulher no cristianismo e na Igreja –, ensinou linguística geral e literatura comparada na Universidade de Paris X, teologia do matrimônio no Institut catholique de Paris e, desde 1993, Sagrada Escritura e Hermenêutica bíblica no “Studio” da Faculdade Notre Dame do seminário de Paris.

Foi professora de Bíblia no Instituto Europeu de Ciências Religiosas, no campo da École pratique des Hautes études de Paris.

Entre as suas obras estão: Lectures du Cantique des Cantiques. De l'énigme du sens aux figures du lecteur (1988), Lectures bibliques. Aux sources de l aculture occidentale (1995), Le christianisme et les femmes. Vingt siècles d'histoire (2001).

Confira também: