Na ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho 52 arcebispos metropolitanos receberão o pálio arcebispal: 44 o receberão das mãos do Papa João Paulo  II na Praça São Pedro, e oito em suas respectivas sedes.

Dos 44 prelados que estarão na Praça São Pedro, 17 são da América Latina e o Caribe, cinco dos Estados Unidos e Canadá, doze de Europa, cinco da África e cinco da Ásia.

Entre os latino-americanos, são dez os Arcebispos brasileiros que receberão o pálio das mãos do Santo Padre: Matías Patricio de Macedo, de Natal; Alano María Pena, O.P, de Niteroi; Joao Braz de Aviz, de Brasilia; Arcebispo Walmor Oliveira de Azevedo, de Belo Horizonte; Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida; Luiz Mancilha Vilela, SS.CC., de Vitoria; Aldo Di Cillo Pagotto, S.S.S., de Paraíba; Moacyr José Vitti, C.S.S, de Curitiba; Bruno Gamberini, de Campinas; e Milton Antonio Dos Santos, S.D.B, de Cuiabá.

Os outros sete arcebispos da América Latina e o Caribe são: José Luis Chávez Botello, de Antequera, Oaxaca (México); Ramón Benito de la Rosa y Carpio, de Santiago de los Caballeros (República Dominicana); Juan Antonio Ugarte Pérez, de Cuzco (Peru); José Paulino Ríos Reynoso, de Arequipa (Peu); Michel Méranville, de Fort-de-France (Martinica); Lawrence Aloysius Burke, S.I., de Kingston en Jamaica (Jamaica) y Patrick Pinder, de Nassau (Bahamas).

Entre os oito Arcebispos que receberão o pálio em  suas respectivas sedes metropolitanas figuram dois da Índia, dois da  Indonésia, um do Haiti, um do Paquistão, um de Angola e o espanhol Lluís Martínez Sistach, de Barcelona.

O pálio arcebispal é uma banda de lã branca em forma de collarinho,  adornada com seis cruzes de seda negra. Trata-se de uma insígnia exclusiva dos Arcebispos residenciais ou metropolitanos, semelhante a uma estola que  utilizada como escapulário que o Papa lhes entrega como distintivo de sua especial dignidade.