O objetivo era roubar as hóstias consagradas, pois deixaram tudo o que tinha valor material, expressou frei Gilberto Urbaez, pároco da igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Maracaibo (Venezuela), ao denunciar a profanação que o templo sofreu na noite de 24 de março.

A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) informou que o roubo ocorreu entre as 23h (hora local) e a meia-noite. “Um vigia perto escutou alguns ruídos e acreditou que vinham de um centro comercial vizinho. Chamaram a polícia e os funcionários perceberam um pedaço oco em uma das portas laterais. Jogaram uma pedra e a madeira cedeu”.

O Episcopado acrescentou que “tudo indica que os intrusos se dirigiram diretamente ao sacrário, onde estavam guardadas as hóstias consagradas”.

“Foi um roubo limpo. Geralmente quando entram assim em uma igreja, buscam coisas de valor material. Havia computadores, telefones, objetos, mas só levaram o corpo de Nosso Senhor e o livro de leituras que usamos para ler a Palavra. Isso nos causa uma profunda dor”, indicou o sacerdote na nota divulgada pela CEV.

“Às vezes, buscam elementos como o cálice, por exemplo, porque está banhado em ouro, mas hóstias, geralmente, caem, pisam-nas e ficam esmagadas no chão. Mas, nesse caso não. Tudo estava limpo. Entraram somente para levar o Santíssimo. Sabemos que no âmbito da bruxaria, a hóstia tem um valor econômico porque a empregam para usos satânicos”, advertiu o pároco.

É um ataque à fé

Por sua vez, o Bispo auxiliar de Maracaibo, Dom Ángel Caraballo, assinalou que a profanação que a igreja de Nossa Senhora da Consolação sofreu “é um ataque à fé” e que não é a primeira vez que desconhecidos entram nos templos para roubar o que tem valor sagrado para os católicos.

“Na igreja de Santa Luzia levaram a coroa da Virgem e uma palma abençoada; no Convento, roubaram o ostensório; no Carmelo, golpearam os sacerdotes e os amarraram; e em Fátima fizeram o mesmo, houve uma agressão contra os padres. É um ataque à fé”, advertiu.

O Prelado indicou que denunciaram “esses casos e as autoridades estão nos dando apoio. As características do grupo que realizou esses atos em várias igrejas são parecidas Até agora, sabemos que há uma mulher e dois homens”.

“Devemos informar aos fiéis sobre o valor da Eucaristia. este é um ato satânico, quem realiza este tipo de ritual reconhecem a presença de Cristo na hóstia e faz atos nos quais pisam e evacuam sobre ela, entre outras coisas”, indicou Dom Caraballo.

Confira também: