O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, informou no último dia 11 de março que está em estudo uma viagem do Papa Francisco ao Egito, mas ainda não foram definidas as datas nem o programa.

“Em relação às notícias divulgadas hoje por algumas agências de imprensa, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, precisa que está atualmente em estudo uma viagem do Santo Padre ao Egito, mas ainda não foram definidas as datas nem o programa”, indicou o Vaticano.

Meios de comunicação italianos anunciaram no sábado que o Pontífice iria viajar ao Cairo, capital egípcia, nos dias 20 e 21 de maio, e que o programa deveria incluir uma visita à Universidade muçulmana de Al Azhar e à mesquita. Como se recorda, o grande imã de Al Azhar, Ahmad Muhammad Al-Tayyib, visitou ao Papa em maio do ano passado.

Em 8 de março, durante a entrevista ao jornal alemão Die Zeit, o Papa falou a respeito da possibilidade de viajar ao país. Depois de mencionar que ele iria à Índia, Bangladesh, Portugal e Colômbia – o último confirmado no dia 10 de março –, indicou: “Acho que há uma outra viagem em estudo, ao Egito”.

Por sua parte, em fevereiro, durante a sua visita ad limina, os bispos coptos convidaram formalmente Francisco para ir ao Egito.

Em declarações à ACI Stampa, a agência italiana do Grupo ACI, o bispo de Luxor, Dom Emmanuele Bishay, disse que “o convidamos para visitar o Egito. Trata-se de um convite formal, por escrito. Trata-se de um convite que segue o do presidente da República e também de Ahmed el-Tayeb, o Grande Imã de Al Azhar, e dos nossos bispos. Mas nesta ocasião, foi realizado um convite mais formal".

Confira também: