Os frades dominicanos celebram o 200º aniversário de sua chegada aos Estados Unidos e oficiarão uma Eucaristia na Basílica Santuário da Imaculada Concepção de Washington DC.

O Arcebispo local, Cardeal Theodore McCarrick presidirá a Missa nessa quarta-feira 8 de junho às 16:30. Também assistirão à Celebração Eucarística o Superior Geral de Roma, Padre Carlos Azpiroz Costa; o Provincial da Inglaterra, Padre Allan White; o Arcebispo do Cincinnati, Dom Daniel Pilarczyk; e todos os frades dominicanos da província de São José.

Os frades dominicanos se estabeleceram formalmente na província de São José nos Estados Unidos no ano 1805. Nesse então a comunidade estava formada por quatro frades, um dos quais chegou a ser o primeiro Bispo do Cinicinnati, Dom Edward Dominic Fenwick

Hoje em dia, existem nos Estados Unidos mais de 250 frades que servem à comunidade em paróquias, universidades, hospitais e casas de retiro nas arquidiocese do Cincinnati, Hartford, Louisville, Nova York e Washington; e nas diocese do Columbus, Providence, Richmond e Youngstown.

Os dominicanos convidam a todos aqueles que queiram acompanhá-los na Missa para celebrar esta importante data.