Neste sábado, 4 de março, completa um ano do ataque de terroristas contra uma casa das Missionárias da Caridade no Iêmen que resultou em 16 mortes e no sequestro de Pe. Tom Uzhunnalil e, para recordar a data, salesianos na Índia promovem um encontro de oração.

A Inspetoria Salesiana de Bangalore, à qual pertence o Pe. Tom, convocou o encontro de oração para às 17h deste sábado, na Prefeitura de Ernakulam, a fim de invocar a sua libertação e manter a atenção sobre sua condição.

“Estamos profundamente angustiados pela demora em garantir a pronta libertação”, declararam os membros da inspetoria à ‘Agenzia Info Salesiana’.

O evento contará com a colaboração da Conferência dos Bispos Católicos do Estado de Kerala (KCBC) e a programação prevê um momento de oração, seguido por um encontro público.

Personalidades de relevo no mundo eclesiástico e no mundo político marcarão presença na cerimônia, entre as quais, Dom Soosai Pakiam, presidente da KCBC, Cardeal Baselios Cleemis, presidente da Conferência Episcopal da Índia (CBCI), Cardeal George Alancherry, Arcebispo-Maior dos Sírio-Malabareses, e Dom Joseph Kalathiparambil, Arcebispo de Verapoly.

Além do encontro, a Inspetoria enviará ao Primeiro-Ministro e ao Ministro do Exterior da Índia um memorando, aprovado pela assembleia.

Em 4 de março de 2016, terroristas islâmicos invadiram uma casa das Missionárias da Caridade em Áden (Iêmen). Eles assassinaram quatro religiosas e outras 12 pessoas no albergue da congregação que atendida idosos e deficientes. Na ocasião, também sequestraram o Pe. Tom Uzhunnalil.

Segundo o relato de irmã Sally – única sobrevivente deste massacre –, ao escutar os gritos do ataque, o sacerdote salesiano consumiu todas as hóstias consagradas e dissolveu a Hóstia grande que estava no Sacrário.

As últimas informações sobre o Pe. Tom foram o que se pôde ver através de um vídeo divulgado em 24 de dezembro, no qual o sacerdote pede à comunidade internacional e ao Papa Francisco que não o abandonem.

“Querido Papa Francisco, por favor, cuida da minha vida” (…) “Minha saúde piora. Devo ser hospitalizado o mais rápido possível. Peço-lhes que me ajudem imediatamente”, disse o Pe. Tom, que apareceu com a barba grande, rosto magro e com sinais de visível sofrimento.

Em 10 de abril do 2016, o Papa Francisco fez um apelo para a libertação do sacerdote depois de seu discurso dominical durante a oração do Regina Caeli, na Praça de São Pedro.

“Renovo o meu apelo pela libertação de todas as pessoas sequestradas em zonas de conflito armado; em particular desejo recordar o sacerdote salesiano Tom Uzhunnalil, sequestrado em Áden, no Iêmen, no último dia 4 de março”, disse o Papa naquela ocasião.

Confira também: