O Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández González, publicou uma valente carta dirigida a todos os fiéis da diocese exortando-os a participar ativamente na próxima manifestação convocada pelo Foro Espanhol da Família e outras plataformas de fiéis leigos para o 18 de junho em Madri.

Dom Fernández recorda que o objetivo da manifestação é reclamar do governo socialista um respeito pela família, pelas aulas de religião na escola, pela vida desde sua concepção até sua morte natural; ao mesmo tempo denuncia que ultimamente “o governo apresentou projetos e anuncia outros imediatos, que atentam contra a harmonia da criação, quebram a estabilidade social na sua entranha mais profunda, desfiguram a imagem do homem e da família, recortam a liberdade religiosa e de consciência, obstaculizam o ensino da religião na escola, atacam à Igreja Católica a que pertencem a imensa maioria dos cidadãos espanhóis”.

O Prelado indicou que diante do mal-estar generalizado que esta situação cria “assistimos como a um clamor geral, que grita: Basta já! E está produzindo-se como um despertar enérgico de quem não quer esse modelo de homem, de família, de sociedade, que destrói toda uma cultura mais que milenária”.

Dom Fernández recorda que as raízes do povo espanhol são cristãs, e embora se respeita profundamente a quem não o é, a fim de conviver pacificamente, “o ataque sistemático a todo o que é cristão, como querendo apagar do mapa a Deus e tudo o que a ele se refere, vai contra a definição de um Estado aconfessional. Se o Estado é aconfessional, não deve passar ao ataque do religioso, e especialmente de todo o católico. Quando um Estado ataca o religioso, perde sua condição de aconfessional e se converte em confessionalmente laicista”, enfatizou.

Assinalou também que “os fiéis cristãos laicos comprometidos na construção de um mundo melhor, organizaram-se desde distintas plataformas para protestar ante o governo, reclamar seus justos direitos cidadãos e oferecer sua colaboração na construção de uma sociedade mais justa. Não pedem privilégios, pedem que não se atropelem seus direitos. Os Bispos lhes apoiamos em uma causa tão legítima”.

O bispo de Tarazona assina a carta animando a todos os fiéis da diocese a apoiar esta iniciativa cidadã com uma ativa participação. “Terá que fazer algo. E não só lamentar-se. Não permaneçamos passivos e inativos. lhes ponha em contato com seus párocos. Procurem informação em: www.hazteoir.org/18j e em: www.noesigual.org.

Alguns querem apagar a imagem de homem, de matrimônio, de sociedade, que brota da luz de Cristo Redentor do homem, e que configurou nossa cultura. Um cristão, além dos meios sobrenaturais (oração, sacrifício, testemunho, etc.), deve empregar todos os meios cívicos a seu alcance para que isto não aconteça” conclui com energia.