O Papa Francisco nomeou Dom Giovanni Angelo Becciu, Arcebispo de Roselle e Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Delegado Especial para o Capítulo Extraordinário da Ordem de Malta que deverá eleger o novo Grão-Mestre.

Em uma carta enviada a Dom Becciu, o Santo Padre indica que “no início do processo de preparação do Capítulo Extraordinário que deverá eleger o novo Grão-Mestre da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, através desta carta, o nomeio hoje como o meu delgado especial nesta benemérita Ordem”.

Em 25 de janeiro, o Grão-Mestre Matthew Festing apresentou sua renúncia, depois de várias semanas de diálogo entre a Ordem de Malta e a Santa Sé sobre a legitimidade do Grupo nomeado pela Secretaria de Estado do Vaticano para investigar as circunstâncias nas quais ocorreu a substituição do Grão-Chanceler, Albrecht Freiherr von Boeselager, recentemente restituído.

Em um comunicado de imprensa emitido pela Ordem de Malta em 28 de janeiro, indicava-se a nomeação de Ludwig Hoffman von Rumerstein como tenente interino indicado até a conclusão do Capítulo Extraordinário que irá eleger o novo Grão-Mestre.

O Pontífice explicou na carta dirigida ao seu delegado, que “agirá em estreita colaboração com S.E. Ven. Balì Fra' Ludwig Hoffmann von Rumerstein, tenente interino, pelo maior bem da Ordem e a reconciliação entre todos os membros, religiosos e leigos. O delegado se unirá e auxiliará o tenente na preparação do Capítulo Extraordinário e, em conjunto, serão decididas as modalidades de um estudo em vista da oportuna atualização da Carta Constitucional da Ordem e do Estatuto”.

Além disso, explica que cuidará especialmente “de tudo aquilo que diz respeito à renovação espiritual e moral da Ordem, especialmente dos membros professos, para que seja plenamente realizada a finalidade ‘de promover a glória de Deus mediante a santificação dos membros, o serviço à Fé e ao Santo Padre e a ajuda ao próximo’, como se lê na Carta Constitucional”.

“Até o final do seu mandato, isto é, até a conclusão do Capítulo Extraordinário que elegerá o Grão-Mestre, o delegado será o seu exclusivo porta-voz em tudo o que diz respeito às relações entre a Sé Apostólica e a Ordem. Portanto, o Papa delega a Dom Becciu todos os poderes necessários para decidir as eventuais questões que possam surgir em decorrência da atuação do mandato que lhe foi confiado”.

A Ordem de Malta é uma das mais antigas instituições ocidentais e cristã. Como ordem religiosa da Igreja desde 1113 e sujeito de direito internacional, mantém relações bilaterais com mais de 100 Estados e com a União Europeia, assim como uma missão permanente de observação ante as Nações Unidas.

A Ordem de Malta está presente em 120 países com projetos médicos, sociais e humanitários em favor dos necessitados.

Sua principal missão é ajudar as pessoas vítimas de conflitos armados e desastres naturais, oferecendo assistência médica, atendendo os refugiados e distribuindo remédios e material básico de sobrevivência.

Confira também: