As religiosas dominicanas da Federação da Imaculada, nos mosteiros da Espanha, Argentina e Chile, rechaçaram as declarações da Irmã Lucía Caram no programa de televisão “Chester in love”, no qual negou a virgindade de Santa Maria e assegurou que a Mãe de Deus tinha relações sexuais com São José.

Através de um breve comunicado, as religiosas expressaram seu respeito e carinho pela Irmã Lucía, mas sublinharam que “não se identificam com as suas declarações”.

As religiosas dominicanas dos três países assinalaram também que “não é compatível” a vocação de dominicana contemplativa de Caram “com a sua atividade na mídia social, especialmente onde recusam e ridicularizam as verdades mais sagradas da nossa fé católica”.

A Federação da Imaculada, assinalam em seu site, foi “fundada canonicamente com Direito Pontifício, em 7 de outubro de 1959. É integrada por doze mosteiros na Espanha, cinco na Argentina e três no Chile”.

Um dos mosteiros que faz parte da Federação é o de Manresa, em Barcelona (Espanha), onde vive a Irmã Lúcia Caram, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos e Santa Clara.

Em 29 de janeiro, no programa “Chester in love”, dirigido pelo jornalista Risto Mejide no canal Cuatro, Lucía Caram assegurou que a Virgem Maria e São José tinham uma relação de “casal normal”, que implicava “ter relações sexuais e uma relação normal entre um casal”.

Além disso, em um artigo publicado no site espanhol ‘Religión Digital’ no dia 1º de fevereiro Caram pediu desculpas “se alguém se sentiu ofendido” por suas declarações, mas defendeu que suas afirmações sobre as relações sexuais entre São José e a Virgem Maria se inserem “dentro do mistério, do depósito da fé”.

“Quis manifestar que não me escandalizaria se (Maria) tivesse tido uma relação de casal com José, seu esposo”, disse.

Caram nasceu na Argentina, mas agora vive no convento de Nossa Senhora dos Anjos e de Santa Clara, em Manresa, Barcelona (Espanha), na Diocese de Vic.

As declarações de Caram já causaram o rechaço das dominicanas do Mosteiro de Santo Domingo de Caleruega.

Em uma publicação em sua página no Facebook, Dominicanas Caleruega, as religiosas assinalaram: “condenamos e rechaçamos as palavras e o péssimo exemplo de Ir. Lucía Caram, das quais nós, monjas dominicanas da casa de Domingos de Gusmão, somos as primeiras prejudicadas”.

Do mesmo modo, no dia 31 de janeiro, o Bispo de Vic, Dom Romá Casanova i Casanova, assegurou que as declarações da dominicana contra a Virgem Maria “não estão de acordo com a fé da Igreja”.

Confira também: