O Arcebispo Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum e enviado especial do Papa Joõ Paulo II para a República Dominicana e Haiti, iniciou seu giro pelas zonas devastadas de Mapou e Fonds-Verettes (Haiti), onde permacerá até a próxima sexta-feira 25 de junho.
O Prelado celebrará uma Missa pelas vítimas na Catedral de Jacmel, e se entrevistará então com o Primeiro Ministro haitiano, Gerard Latortue, e com o Ministro de Exteriores e de Cultos, Yvon Simeon.
Além disso, Dom Cordes se reunirá com as diversas organizações católicas empenhadas na reconstrução do país e finalizará sua visita com um giro por “Cité Soleil”, considerado unm dos bairros mais pobres da  capital haitiana.
O responsável pela pastoral juvenil da Arquidiocese de Santo Domingo, Pe. Luis Rosario Peña, explicou que “a visita do Arcebispo Cordes tem por finalidade apresentar ao Papa uma avaliação da situação do país após  as inundações, assim como examinar o alcance das ajudas recebidas e o processo de sua distribuição”.
“O Prelado visitou a cidade de Jimaní e seus arredores, acompanhado pelo Bispo da Diocese de Barahona, Dom Rafael Felipe, Ordinário da zona em ocorreu o desastre. Dom Cordes celebrou uma Missa na paróquia de São José, em sufrágio às vitimas das inundações levando uma mensagem de alento espiritual do Santo Padre”, acrescentou o sacerdote.