Após os assassinatos ocorridos em presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), que chocaram os brasileiros, a situação prisional do país estará em pauta no evento Rio Encontros, promovido pelo Centro Cultural Fato e Presença, de 27 a 29 de janeiro no Rio de Janeiro. Para abordar esta questão, será apresentada a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) como um modelo para o sistema penitenciário.

O Rio Encontros, conforme explicam os organizadores, é promovido pelo Centro Cultural Fato e Presença, que nasceu da iniciativa de amigos que fazem parte do Movimento Católico Comunhão e Libertação. Tem o objetivo de “oferecer a todos expressões verdadeiramente humanas do desejo de verdade, beleza e justiça, tornando-se assim um ponto de encontro para pessoas de diferentes crenças, tradições e culturas”.

Neste ano, terá como tema “Dinheiro, filhos, trabalho, saúde, tudo é sério. E a vida?”, que traz uma síntese de uma frase do fundador de Comunhão e Libertação, Padre Luigi Giussani: “Para todo mundo é sério o problema do dinheiro, é sério o problema dos filhos, é sério o problema do homem e da mulher, é sério o problema da saúde, é sério o problema político, tudo é sério, exceto a vida”.

Neste contexto é que será tratada a questão dos presos no Brasil e a apresentação da APAC. Os organizadores do evento recordam uma frase do Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, para explicar a importância desse assunto: “Em tempos de crise do sistema carcerário brasileiro, a sociedade tem o dever de trazer propostas de construção de novas formas de cumprimento de penas, inclusive a privativa de liberdade”.

Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos falará no encontro sobre a proposta da APAC, “que é, sobretudo, a humanização do sistema carcerário, e desenvolve um papel junto com a comunidade para resgatar vidas”.

A APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, visa recuperar e reintegrar socialmente presos que cumprem pena privativa de liberdade. Nasceu em 1972, em São José dos Campos (SP) e investe em um modelo prisional, nos regimes fechado, semi-aberto e aberto, onde é oferecido para o detento (que começa a ser chamado de recuperando e pelo próprio nome), um percurso de recuperação que desperte a vontade de mudança e a consciência da própria dignidade humana, possibilitando a inserção de uma pessoa realmente mudada na sociedade.

Esse percurso é feito por meio da disciplina rígida, da educação, da formação para o trabalho, da cultura, da participação da comunidade, da família e dos voluntários. Os recuperandos são corresponsáveis pelo seu próprio processo de reintegração social. Nesse novo cenário, o índice de reincidência criminal é baixo, de apenas 8,5%.

Além disso, a programação do Rio Encontros contará com presenças como a de Rose Busingye, diretora do “Meeting Point International”, de Uganda, que trabalha no acompanhamento de pessoas infectadas pelo HIV, de órfãos cujos pais foram vitimados pela doença, e de crianças em situação de risco naquele país; Francesco Berardi, engenheiro italiano, casado e pai de 6 filhos, diretor da Nokia, residente atualmente nas Filipinas; e Marcos Zerbini, deputado estadual em São Paulo, presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST).

Outro assunto atual no Brasil que estará presente no evento é a comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será tratado com ênfase na Basílica da Padroeira do país.

Os conferencistas Cristina Maria Langer, Professora de Artes em Sertãozinho (SP), Paula Vermeersch, Professora de História da Arte na UNESP, e Biagio d´Angelo, Professor do Instituto de Artes da UnB (Brasília), discutirão como aconteceu e acontece a experiência de ser despertado para o Mistério a partir da beleza na arte em geral e, particularmente, na Arte Sacra. Também será possível visitar um mostra sobre a história, a antiga e a nova Basílica, a arquitetura, o trabalho do recentemente falecido artista plástico católico Cláudio Pastro.

O Rio Encontros tem entrada franca e ocorrerá entres os dias 27 e 29 de janeiro no Colégio Zaccaria, na Rua do Catete, 113, Rio de Janeiro.

Confira também: