O jornal oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, estreia uma nova edição semanal para divulgar as mensagens do Papa Francisco e a atividade da Igreja e, assim, chegar a mais pessoas, como assinalaram os responsáveis do projeto na apresentação que aconteceu na Sala de Imprensa do Vaticano.

Os detalhes da iniciativa foram oferecidos pelo substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu, assim como pelo diretor do L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian. Também esteve presente Mons. Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria de Comunicação. Além da edição diária e da também nova edição argentina, agora, o jornal da Santa Sé conta com esta nova que será lançada a cada semana.

Durante a apresentação, o substituto de Estado assegurou que se alegra “por esta novidade editorial”. “A responsabilidade editorial e a direção dependem da Secretaria de Estado, em particular do substituto”, explicou. “Só posso me alegrar e felicitar pela nova edição do semanário que sairá no próximo dia 19 de janeiro”, anunciou.

Por outro lado, Dom Becciu sublinhou que se trata de “um momento oportuno para propor esta novidade”. Além disso, “este semanário com novo desenho pode ser acolhido pelos 70 anos do jornal”.

Em sua opinião, “é um desafio já que publicá-lo em papel é um pouco andar contracorrente, também pelos temas que quer abordar”. Mas, a edição também poderá ser consultada através do site oficial do jornal.

A nova edição semanal “confirma o estilo de L’Osservatore Romano que quer ser e deve ser o porta-voz do Papa, de sua palavra, de sua atividade, de sua agenda, mas com essa peculiaridade que é o estilo do Papa de se abrir ao mundo e de se abrir aos não crentes, aos leigos, à paixão pela ecologia, à paixão por levar a paz”.

Além disso, indicou que “a Igreja está na linha de frente, ao querer criar pontes, levar a paz, também onde a paz está em risco, por exemplo, nesses dias no Congo. Lá, os bispos conseguiram evitar uma crise perigosa que podia levar a uma guerra civil. Foram capazes de criar um acordo e de ajudar o presidente do país”, contou.

Confira também: