O presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz” , Cardeal Renato Raffaele Martino, estará no Brasil para o lançamento do Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Após cinco anos de reflexão, estudo e trabalho intelectual intenso, a Igreja Católica disponibiliza em língua portuguesa aos católicos, demais cristãos e a todas as pessoas comprometidas com a humanização e promoção do bem social de todos, a Doutrina Social da Igreja.

A obra, organizada pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, aborda os pressupostos fundamentais da doutrina social da Igreja, seus conteúdos e temas mais recorrentes, além de  indicações para aplicação  pastoral.  Tem como objetivo promover um novo empenho dos católicos, capaz de responder às exigências do tempo atual e às necessidades humanas.

O Compêndio se estrutura em Introdução e três partes: - os pressupostos fundamentais da doutrina social da Igreja; - conteúdos e temas clássicos da doutrina social; - indicações para o uso da doutrina social na prática pastoral e na vida dos cristãos. A conclusão, que tem como título "Para uma civilização do amor", manifesta o entendimento de fundo de todo o documento.

O lançamento acontece em cinco cidades brasileiras. No dia 20 de junho, às 9h, o lançamento será na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, na Gávea. No mesmo dia, às 19h, em Salvador (BA), no campus da Universidade Católica, em Pituaçu.

No dia 21, às 20h, em Brasília (DF), no auditório da sede da CNBB. Em Belo Horizonte (MG), o lançamento acontece nos dias 22, às 19h e no dia 23 de junho, às 9h no Teatro da PUC. Também no dia 23, às 20h, no prédio novo da PUC, em São Paulo (SP). O Cardeal Renato Martino estará presente em todos os eventos.