Com a proximidade das eleições na Galícia em 19 de junho, os bispos desta região afirmaram hoje que “as opções políticas dos católicos devem estar em harmonia com os valores do Evangelho”.

Em um comunicado emitido “em cumprimento” de seu “dever de pastores”, os prelados assinalaram que, na hora de votar, há critérios que podem “ajudar a discernir”, como “defender a vida em toda circunstância” e favorecer a família e “as condições de natalidade”.

Os bispos pedem levar em consideração uma educação que promova os valores éticos e morais, atender a situação dos jovens, oferecer projetos criativos para os que trabalham no campo e o mar e para as pessoas que estão em greve, preocupar-se com os grupos sociais mais fracos, e assegurar um sistema econômico justo.

Na carta, assinada pelo Arcebispo de Santiago, Dom. Julián Barrio; os bispos de Mondoñedo-Ferrol, Dom. José Gea Escolano; Lugo, Dom. José Gómez González; Tui-Vigo, Dom. José Diéguez Reboredo; e Ourense, Dom. Luis Quinteiro Fiuza, pede-se aos políticos que empreguem a palavra como “veículo de verdade” e que esta seja “justa, expressiva, respeitosa e capaz de fazer entender a realidade” para assim ajudar a ajuizar “a capacidade técnica dos candidatos”.