O Papa Francisco exortou os fiéis a ser “artesãos de misericórdia” a cada dia, em um vídeomensagem enviada aos participantes no Concerto Beneficente “Avrai”, realizado na Sala Paulo VI por ocasião do Bicentenário da Gendarmaria Vaticana, em prol de um hospital pediátrico na capital da República Centro-Africana e das vítimas do recente sismo na Itália.

O Santo Padre exortou a ser cotidianamente “artesãos de misericórdia, porque como disse em outras ocasiões, as obras de misericórdia que encontram a sua inspiração em Deus e a matéria na misericórdia mesma, são modeladas por mãos e corações de homens e mulheres”.

“Ao terminar o Jubileu Extraordinário, com a assinatura da Carta Apostólica Misericordia et misera, recordava como a cultura da misericórdia se forma através da oração frequente e, para vencer a tentação das palavras, da teoria da misericórdia, é necessário transformá-la na vida de todos os dias, vida que se torna participação e é colocada em comum”, afirmou.

Em sua mensagem, Francisco recordou também que “a Boa Notícia, o anúncio do Nascimento do Filho de Deus, não foi revelado aos reis e príncipes, mas aos pastores, poderíamos dizer a homens pouco ou mal considerados, pecadores”.

“De fato, o Natal, já está quase chegando e nos recorda como Deus entrou no mundo: nasceu da Virgem Maria e, como todos as crianças, teve que usar fraldas, ser levado nos braços, amamentado. Não só isso, mas até mesmo Ele, a sua mãe e José tiveram que procurar um lugar para eles, pois não havia um lugar na hospedaria”.

O Papa elogiou a iniciativa promovida pela Gendarmaria e assinalou que “nesta tarde, portanto, vemos o horizonte da misericórdia jubilar participando e partilhando situações concretas de pobreza e necessidade: Bangui e as regiões do centro da Itália atingidas pelos terremotos”.

“Nesta tarde, todos vocês estão participando concretamente e generosamente na construção de dois projetos em benefício dos mais frágeis, as crianças, projetos que são sinais visíveis do ano da misericórdia e que tem a assinatura de todos vocês”.

Confira também: