O Papa Francisco surpreendeu as redes sociais ao aparecer em um novo vídeo, desta vez fazendo uma afetuosa saudação de Natal em língua de sinais.

O vídeo foi publicado no último domingo na página do Facebook de Mons. Abuna Yoannis Lahzi Gaid, um sacerdote católico copto originário do Egito, membro da secretaria particular do Pontífice desde 2014.

Este sacerdote é a pessoa que costuma ler as traduções em árabe das catequeses realizadas pelo Papa nas audiências gerais.

Mons. Lahzi explicou ao Grupo ACI que no começo do vídeo o Papa levanta os braços e agita as mãos, o que representa uma saudação afetuosa. Em seguida, diz em língua de sinais “Feliz Natal” e pede que rezem por ele. Depois, dá a sua bênção e se despede.

Esta não é a primeira vez que o Papa faz uma saudação deste tipo. Em maio deste ano, antes de uma audiência geral, o Santo Padre improvisou uma saudação em língua de sinais a dezenas de peregrinos do Conselho Nacional para Surdos, cuja sede fica em Florença.

Naquela ocasião, também levantou os braços e agitou as mãos para expressar o seu carinho.

Em sua viagem apostólica a Filipinas no começo do ano passado, o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, ensinou-lhe a dizer “eu te amo” em língua de sinais e o Papa Francisco repetiu o gesto ante um grupo de surdos durante o encontro com as famílias.

Confira também: