Em uma carta enviada ao Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Papa Bento XVI recordou o caráter insubstituível do matrimônio e da família na sociedade e renovou a convocatória para o V Encontro Mundial das Famílias a realizar-se em julho de 2006 em Valência.

Na missiva, feita pública nesse domingo pelo Arcebispo de Valência, Dom Agustín García Gasco, durante a celebração da solenidade do Corpus Christi, o Santo Padre afirma que com a renovação desta convocatória se propõe “alentar, como o fez João Paulo II, a ‘estupenda novidade’, o ‘Evangelho da Família’, cujo valor é central para a Igreja e a sociedade”.

No texto epistolar, Bento XVI recorda que “todos os povos, para dar um rosto verdadeiramente humano à sociedade, não podem ignorar o bem precioso da família, fundada sobre o matrimônio. A aliança matrimonial, pela que o varão e a mulher constituem entre si um consórcio para toda a vida, ordenado por sua mesma índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole é o fundamento da família, patrimônio e bem comum da humanidade. Assim, a Igreja não pode deixar de anunciar que, de acordo com os planos de Deus, o matrimônio e a família são insubstituíveis e não admitem outras alternativas”.

“A família cristã tem, hoje mais do que nunca, –acrescenta o Santo Padre– uma missão nobilíssima e ineludível, como é transmitir a fé, que implica a entrega a Jesus Cristo, morto e ressuscitado, e a inserção na comunidade eclesiástica. Os pais são os primeiros evangelizadores dos filhos, dom precioso do Criador, começando pelo ensino das primeiras orações. Assim se vai construindo um universo moral enraizado na vontade de Deus, no qual o filho cresce nos valores humanos e cristãos que dão pleno sentido à vida”.

O Encontro está programado para a primeira semana de julho de 2006 e tem como tema “A transmissão da fé na família”.