Apenas até domingo, 13 de novembro, os peregrinos poderão cruzar as Portas Santas abertas nas igrejas de todo o mundo para obter indulgências pelo Jubileu da Misericórdia.

Em Roma, no domingo, serão fechadas as Portas Santas de três das quatro basílicas papais. Primeiro o Cardeal James Michael Harvey fechará a de São Paulo Extramuros, às 17h; em seguida, o Cardeal Agostino Vallini fechará a de São João de Latrão, que é a Catedral de Roma, às 17h30; e por fim, será fechada a Porta de Santa Maria Maior, às 18h, pelo seu, o Cardeal Santos Abril y Castelló.

A única Porta Santa permanecerá aberta até 20 de novembro será a da Basílica de São Pedro, já que com sua abertura o Papa Francisco deu início ao Jubileu da Misericórdia, em 8 de dezembro de 2015.

Neste ano, no dia da Solenidade de Cristo Rei, esta Porta Santa será fechada pelo Pontífice e, assim, encerrará o Ano Santo.

O primeiro peregrino a atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro no dia 8 de dezembro do ano passado foi o Papa Emérito Bento XVI.

No dia 30 de outubro, o Prefeito da Secretaria de Comunicação do Vaticano, Mons. Dario Edoardo Viganò, indicou que Bento XVI poderia estar presente na cerimônia de encerramento do Ano da Misericórdia em 20 de novembro.

Confira também: