A última campanha eleitoral à presidência dos Estados Unidos foi uma das mais agressivas e duras dos últimos tempos. Ante esta situação que polarizou o país, Carl Anderson, Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, a maior organização leiga do mundo, propôs 6 formas para que os católicos se convertam em promotores da unidade após as eleições.

“A pergunta que devemos nos fazer é: ‘de que maneira os católicos nos Estados Unidos podemos ser uma futura fonte de unidade e reconciliação?’; ou se queremos ser causa de uma maior divisão e hostilidade”, questionou Anderson em 5 de novembro.

“A resposta a esta pergunta dependerá em grande medida do que agora significa ser católico nos Estados Unidos. Em outras palavras, o que é fundamental para a nossa identidade católica?”.

Assim assinalou o Cavaleiro Supremo em Arlington, estado da Virginia, em um evento no qual recebeu um prêmio de uma organização vinculada à educação.

A seguir, confira 6 formas propostas por Anderson para que os católicos sejam fonte de unidade no país:

1. Centralidade da Eucaristia

Em primeiro lugar, disse, é necessária “a renovação da vida paroquial como uma verdadeira comunidade eucarística”, com um grande apreço pela Eucaristia como a fonte e ápice da unidade, da caridade e da vida cristã.

2. Renovada evangelização da vida familiar

Em segundo lugar, continuou, “uma renovada evangelização da vida familiar” que se centre “no chamado para que toda família católica seja uma Igreja doméstica na qual, em solidariedade com outras famílias, se convertam em fonte de unidade, caridade e reconciliação”.

3. Crescer na devoção à Virgem Maria

Carl Anderson sublinhou que os católicos devem crescer em sua devoção à Santíssima Virgem Maria como Padroeira dos Estados Unidos, vendo nela um modelo de “compreensão das nossas responsabilidades para com o nosso próximo e o bem comum como cidadãos”.

4. Entender os valores não negociáveis

Também é necessário compreender “melhor aqueles princípios morais e assuntos que não são negociáveis para nós como comunidade de fé”, o que nos ajuda a compreender e aplicar melhor a Doutrina Social da Igreja.

Em 2007, no numeral 83 da exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis, o hoje Papa Emérito Bento XVI explicou que para os católicos os valores não negociáveis são: a) O respeito e a defesa da vida humana, desde a concepção até à morte natural; b) A família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; c) A liberdade de educação dos filhos; e d) A promoção do bem comum em todas as suas formas.

5. Compromisso com a educação católica

O Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo ressaltou também que os católicos precisam ter um compromisso maior com a autêntica educação católica que busque formar a pessoa de maneira integral em todos os níveis acadêmicos, o que contribuirá na sua identidade como membros da Igreja.

6. Maior apreço pelo ministério dos bispos

Os católicos nos Estados Unidos, explicou Anderson, precisam “apreciar mais o ministério do bispo como fonte de unidade para a Igreja local” e melhorar a comunicação entre o clero, os religiosos e os leigos.

Confira também:

Mais em