Através de um telefonema, o Papa Francisco expressou ontem ao Arcebispo de Spoleto-Núrsia, Dom Renato Boccardo, sua proximidade à população atingida pelos últimos terremotos, especialmente o ocorrido no dia 30 de outubro, e assinalou que durante sua viagem à Suécia seguiu esta tragédia e “rezei por vocês”.

A localidade de Núrsia (Norcia em italiano, que é cidade natal de São Bento) foi afetada por um forte sismo no dia 24 de agosto, que atingiu também outras regiões do centro da Itália. Entretanto, foi o terremoto de 30 de outubro, de 6,5 graus, que acabou derrubando povoados inteiros, como Castelluccio de Núrsia e Amatrice, deixando milhares de danificados.

Além disso, segundo indicaram os monges beneditinos, causou o colapso de todas as igrejas de Núrsia.

Em declarações à Rádio Vaticano, Dom Boccardo disse que quando falou com o Papa, a primeira coisa que Francisco lhe disse foi que “tentou ligar outras vezes, também nos últimos dias, quando estava na Suécia, mas o número que tinha não era o correto. Quero assegurar-lhes minha proximidade, minha oração, minha participação no sofrimento de todas as pessoas. Como estão as pessoas?”.

O Arcebispo explicou que há dois meses os habitantes vivem na precariedade, com o medo e a incerteza. No entanto, assegurou ao Papa que “quando lhes disser (aos fiéis) que o senhor telefonou, isto será um incentivo para eles, um grande consolo e um impulso para não perder a esperança”.

“Sim, sim – pediu-lhe Francisco –, diga-lhes que rezo por eles, que estou próximo e que compartilho sua dor, sua força, mas incentive-os a seguir em frente”.

Os movimentos sísmicos continuam no centro da Itália. Na madrugada desta quinta-feira, foi registrado um novo terremoto de 5 graus.

Confira também: