Por volta de 12h40 (horário local), o Papa Francisco chegou ao aeroporto internacional de Malmö para regressar a Roma, Itália.

Estava acompanhado pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, e pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

Depois de se despedir do Bispo católico de Estocolmo, Dom Andres Arborelius, e da primaz da Igreja da Suécia, a Arcebispa Antje Jackelén, o Papa se dirigiu ao avião da Alitalia, adornado com as bandeiras da Cidade do Vaticano e do Reino da Suécia, que já o leva de volta para Roma.

Em meio a um vento forte, o Papa subiu as escadas de acesso ao avião. Antes de entrar, virou-se e acenou para a multidão uma última vez.

Do avião, o Pontífice se despediu dos reis da Suécia mediante o seguinte telegrama: “No momento de deixar a Suécia, quero expressar minha profunda gratidão à sua majestade, aos membros da família real e a todo o povo sueco por sua caloroso acolhida e hospitalidade. Com a certeza de minhas orações, invoco sobre a nação a bênção de Deus todo-poderoso”.

O Papa finaliza assim a viagem de dois dias à Suécia, onde realizou uma intensa agenda ecumênica por motivo da comemoração dos 500 anos da reforma protestante e dos 50 anos do diálogo entre católicos e luteranos.

Confira também: