O novo Prefeito de Belém, Victor Batarseh, é um cirurgião católico de 70 anos que indicou que preservará a identidade cristã de Belém, em que pese a que a coalizão a que pertence é fundamentalmente da facção muçulmana Hamas.

"Belém será um símbolo da cristandade sempre”, indicou Batarseh em uma entrevista realizada em seu escritório do Manger Square, localizada enfrente da Basílica do Natal.

"Sou católico. Vou na igreja. Eles (outros membros do partido ao que pertence) rezam na mesquita todas as sextas-feiras. Isso não tem nada a ver com Belém. Estou seguro que vamos servir a esta cidade, como muçulmanos e cristãos que somos”.

Batarseh, que jurou o cargo na segunda-feira 23, tem entre seus projetos a construção de um matadouro, o conserto de ruas na zona turística e a construção de uma biblioteca pública.

Na atual câmara de vereadores Municipal, eleitos em 4 de maio, há oito cristãos, cinco membros do Hamas, quatro do Fatah, três do Frente de Liberação da Palestina, dois independentes e um membro da Jihad.

Embora alguns cristãos se alegram pela eleição do Batarseh, alguns estão preocupados com a presença de alguns membros do Hamas no câmara de vereadores. Samir Qumsieh, diretor de uma cadeia de TV local assinalou que lhe preocupa que os partidários do Hamas queiram tomar o controle. “Hamas tem ambições. Estou preocupado pelo futuro dos cristãos”, manifestou.