Na manhã de hoje, a Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina (CEA) se reuniu com o Papa Francisco no Palácio Apostólico do Vaticano e o agradeceu pela canonização do Padre Brochero no domingo, 16 de outubro.

O encontro durou mais de 40 minutos e conversaram sobre temas relacionados à vida pastoral da Igreja na Argentina e as iniciativas desenvolvidas nas diferentes dioceses e comunidades pelo Ano Santo da Misericórdia.

Os bispos presentearam o Pontífice com uma escultura do Padre Brochero e reiteraram o desejo de recebê-lo no país, ao que Francisco respondeu que “ele sempre espera poder ir”.

O Presidente da CEA e Arcebispo de Santa Fé de la Vera Cruz, Dom José María Arancedo expressou: “Foi uma reunião muito produtiva, vi o Santo Padre muito bem e entusiasmado (…) Foi um encontro dos bispos com Pedro, falamos da Igreja em saída”.

Durante o encontro também estiveram presentes o primeiro Vice-presidente e Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Mario Poli; o segundo Vice-presidente e Arcebispo de Salta, Dom Mario Antonio Cargnello; e o secretário geral e Bispo de Chascomús, Dom Carlos Humberto Malfa.

Em seguida, os integrantes da CEA participaram junto com outros trinta bispos e 200 sacerdotes argentinos da Missa de Ação de Graças pela canonização do Padre Brochero.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Poli e durante a homilia Dom Carlos José Ñáñez, destacou a importância da canonização de sete santos que “ajudaram a redescobrir a beleza da santidade em suas múltiplas e variadas expressões” e “o quanto a santidade é desejada”.

A santidade, disse o Prelado, é conquistada “quando nos deixamos amar por Deus, nos deixamos abraçar pelo amor de Deus que é rico em misericórdia (…) nos deixamos perdoar, renovar e transformar, revivendo constantemente a graça do batismo”.

“Onde conseguimos a santidade? Na Igreja que é a nossa mãe e nos gera na fé e que nos guia na caridade. Uma caridade que deve ser vivida na vida diária e no cumprimento dos deveres da nossa própria condição”, manifestou o Arcebispo de Córdoba.

José Gabriel del Rosário Brochero “é um exemplo insigne”, pois “ele se deixou amar por Deus desde seus primeiros anos onde nasceu, na Vila Santa Rosa, até os seus últimos dias de doença na Vila do Trânsito. Sua vida inteira foi dedicada com total generosidade a Deus e aos seus irmãos, especialmente aos mais necessitados, aos que serviu incansavelmente”.

Dom Ñañez, recordou que a mãe de São José Gabriel Brochero fez como Maria quando disse: “Deus e a Pátria esperam muito de você, não os decepcione. Brochero cumpriu com acréscimo essa missão. Procuremos construir como ele fez a cada dia uma Pátria que honre sinceramente Deus, que torne o evangelho a sua bússola, que viva na honestidade, a justiça e a solidariedade”.

Por outro lado, a agência AICA informou que o Padre Brochero será o Padroeiro do clero argentino.

Confira também: