O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, disse nesta quinta-feira que espera acolher o Papa Francisco em 2017 para celebrar o centenário das Aparições de Fátima. A mensagem foi transmitida ao secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que a Missa da Peregrinação Internacional de outubro.

“Peço-lhe em nome de todos os peregrinos que leve ao Santo Padre o nosso afeto, a nossa comunhão, o apoio da nossa oração, e que lhe diga que, em maio do próximo ano, o queremos acolher aqui, de braços abertos, com todo o júbilo”, afirmou o Prelado português.

“Queremos acender com ele as velas da nossa fé, recitar o rosário e cantar com ele [o Papa] o magnificat da misericórdia, que é o tema do seu pontificado, aquela misericórdia que Nossa Senhora anunciou aqui para toda a humanidade”, acrescentou.

O Cardeal Parolin presidiu as celebrações de 12 e 13 de outubro, que constituíram a última peregrinação internacional antes do “grande ano jubilar centenário” de 2017.

Para o Bispo de Leiria-Fátima, a presença do Secretário de Estado do Vaticano, “colaborador direto e mais próximo” do Papa, ajudou a encerrar com “chave de ouro” o ciclo de peregrinações internacionais do 99º aniversário das Aparições.

De acordo com o site do Santuário de Fátima, Dom Marto considerou que o Cardeal Parolin visitou o templo mariano como “peregrino”, deixando “uma grande e bela mensagem” sobre o coração da Mãe que, unido ao do Filho, “se dilata pelo mundo inteiro”, ajudando a ultrapassar “as cruzes de sofrimento” e “todas as dores”.

Também nesta quinta-feira, Dom António Marto abençoou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que será ofertada à “diocese mártir” de Aleppo, na Síria. O envio da imagem atende a um pedido feito pessoalmente ao reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, pelo arcebispo maronita de Aleppo.

Confira também: