O Arcebispo de Toledo, Dom. Antonio Cañizares Llovera, inaugurará nesta sexta-feira o "Lar 2000" de Cáritas Diocesana, um centro de acolhida para doentes de AIDS que prestará atendimento gratuito e contínuo as 24 horas do dia, durante todo o ano.

O centro se localizado na estrada de La Puebla, perto da comunidade terapêutica El Alba e do mosteiro Cistercense de Monte Sión, já acolheu cinco doentes dos 20 que poderá chegar a albergar.

Em conversação com os jornalistas, o Primaz da Igreja na Espanha constatou que na atualidade a sociedade é mais consciente da necessidade de acolher a doentes de AIDS e reconhece que esta enfermidade não se contagia por estar com doentes que a padecem.

Por sua vez, a presidenta de Cáritas Toledo, Marisa Martínez, deu a conhecer que o centro tem uma superfície de dois mil metros quadrados dentro de uma parcela de cinco mil e conta com diversas instalações para oficinas ocupacionais ou ginásio.

O custo total da obra é de um milhão 750 mil euros, dos que 750 mil procedem de contribuições e donativos, entre eles os 180 mil da Prefeitura de Toledo, os doze mil da Deputação e os 90 mil da Secretaria de Saúde, que foram investidos em equipamento.