Surpreso ao receber o anúncio de que estava entre os 17 novos Cardeais a serem criados pelo Papa Francisco, o Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, declarou que esta nomeação expressa o amor do Pontífice pela Igreja no Brasil.

“Estou em Visita Pastoral na paróquia São José, no Recanto das Emas, e recebi com grande surpresa esta notícia”, disse Dom Sérgio ao site da Arquidiocese de Brasília logo após o anúncio feito pelo Pontífice no domingo, 9.

“Depois disso – acrescentou –, meu sentimento é de agradecimento ao Santo Padre, o Papa, pelo reconhecimento e valorização da Igreja no Brasil e em Brasília. Agradeço ao Papa em nome de toda a Igreja pelo sinal de misericórdia e amor que ele mostra pela Igreja do Brasil”.

O Arcebispo expressou ainda ter um sentimento “agradecimento e esperança porque ser nomeado Cardeal não é uma honraria e sim um serviço que necessita da ajuda dos fiéis, do povo para ser verdadeiro”. Por isso, pediu “a oração de todos” e disse contar “com a ajuda do clero e do povo de Deus”.

Dom Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada, Diocese de Jaboticabal (SP), em 21 de outubro de 1959. Estudou Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (SP) e Teologia no Instituto Teológico de Campinas (SP). Possui mestrado em teologia moral pela Faculdade Teológica “Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado na mesma disciplina, pela Academia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1984, em Matão (SP). Em sua trajetória presbiteral, foi pároco, vigário, coordenador da pastoral da Juventude de São Carlos, professor do Seminário Diocesano, diretor espiritual da Casa de Teologia de Campinas, reitor do Seminário de Filosofia de São Carlos, coordenador da pastoral vocacional, entre outros cargos.

Em 13 de junho de 2001, foi nomeado Bispo auxiliar de Fortaleza (CE), tendo recebido a ordenação episcopal em 11 de agosto do mesmo ano, com o lema “Omnia in Caritate’ (Tudo na Caridade). Mais tarde, no dia 31 de janeiro de 2007, foi nomeado Bispo coadjutor de Teresina (PI) e, em 2008, Arcebispo da capital piauiense. Três anos depois, em 15 de junho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Brasília.

O Prelado já fez parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da Conferência Episcopal, Secretário do Regional Nordeste 1, Bispo referencial da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 1.

Além disso, foi Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM); membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente do Regional Nordeste 4.

Em abril de 2015, Dom Sérgio foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e no mesmo ano, participou da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que aconteceu no Vaticano de 7 a 28 de outubro daquele ano, quando os padres sinodais refletiram sobre a família.

Dom Sérgio da Rocha será criado Cardeal no próximo dia 19 de novembro, no Vaticano, e no dia seguinte, Solenidade De Cristo Rei, participará da Santa Missa de encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, ao lado do Papa Francisco, dos demais Cardeais, Arcebispos, Bispos e Presbíteros.

Confira também: