No próximo dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja no Brasil dá início ao Ano Jubilar dos 300 anos de encontro da imagem da Virgem e ao Ano Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A confirmação se deu na segunda-feira, 3, durante coletiva de imprensa no Santuário Nacional.

Para o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Jubileu e o Ano Mariano serão momentos de graça para a Igreja no país.

“A CNBB quis instituir o Ano Mariano Nacional que começa também dia 12 e que se prolonga até outubro de 2017, então aqui lembro que a comemoração dos 300 anos é uma grande Ação de Graças”, disse o Purpurado, segundo o portal A12.

O Arcebispo expressou o desejo que tanto o Ano Mariano quanto o Jubileu sejam realmente “oportunidades para que as nossas comunidades cresçam cada vez mais no fervor, na devoção a Mãe de Deus e também no compromisso com a palavra que Maria diz nas Bodas de Caná ‘fazei tudo o que Ele vos disser’”.

“Então – explicou –, Maria quer que nós nos tornemos, a seu exemplo, cada vez mais discípulos e missionários de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Na abertura do Jubileu e do Ano Mariano, no dia 12 de outubro, haverá também o lançamento do selo oficial dos 300 anos pelos Correios e da medalha comemorativa pela Casa da Moeda.

Além disso, a programação inclui o show de Andrea Bocelli, quando acontecerá no da 15 de outubro, às 19h, na Tribuna Bento XVI, com entrada gratuita. Trata-se de um projeto que estava sendo pensado desde 2013, conforme explicou o representante da empresa Dançar Marketing que está organizando o espetáculo, Pedro Bianco.

“No início das tratativas, a gente não sabia que tudo isso iria acontecer no Ano Jubilar e tudo foi se conduzindo para que acontecesse nesse momento, então partindo desse fato nós entendemos que realmente é uma Graça de Deus e uma forma de manifestação da Mãe para chegar aos lares do Brasil inteiro através da música, da canção de Ave Maria que vai ser cantada por Bocelli e certamente ecoada em todos os lares brasileiros”, declarou.

Novena e atividades do Jubileu

Também durante a coletiva de imprensa, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, falou sobre a novena da padroeira, que teve início na segunda-feira. Neste ano, traz como tema “O rosto misericordioso de Maria”.

Segundo o reitor, a escolha do tema faz referência ao Ano da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, e também às devoções marianas no Brasil. Além disso, o fio condutor da novena será a oração Salve Rainha.

Entre as novidades deste ano na festa da padroeira está a Semana da Criança, inserida na programação da novena. Acontecerá a partir de domingo, 8 de outubro, quando será lida e assinada uma carta de intenções, alertando sobre a dimensão do trabalho infantil no Brasil.

Além disso, o ecônomo do Santuário, Padre Daniel Antônio da Silva, falou citou as próximas inaugurações de obras no local, entre as quais está o cinema 3D que exibirá um curta-metragem sobre a história dos 300 anos da imagem de Nossa Senhora aparecida.

Será inaugurado também um monumento nos jardins do Santuário igual ao que foi colocado nos jardins vaticanos no último dia 3 de setembro.

Confira também: