O Papa Francisco chegou há pouco à Geórgia, na região do Cáucaso oriental, para a segunda etapa da viagem que realizou em junho deste ano à Armênia. Nesta segunda etapa de dois dias, visitará a Georgia e o Azerbaijão. Trata-se de sua 16ª. viagem apostólica internacional.

O Santo Padre partiu de Roma às 9h a bordo de um avião da companhia Alitália, acompanhado de seu séquito e de 67 jornalistas. A viagem durou aproximadamente 4 horas e o avião aterrissou na capital da Georgia, Tsibili.

Através da sua conta pessoal no Twitter em diversas línguas, o Pontífice pediu: "Hoje começo a minha viagem à Georgia e ao Azerbaijão. Acompanhem-me com suas orações para semear juntos paz, unidade e reconciliação”, acrescentou.

Durante o voo o Pontífice enviou um telegrama ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, no qual expressou que o motivo de sua viagem é “favorecer o encontro e o diálogo entre as culturas e religiões diversas, reforçar o caminho da unidade dos cristãos e confirmar a comunidade católica na fé”.

O primeiro ato foi a cerimônia de boas-vindas, depois o Pontífice visitou o presidente Giorgi Margvelashvili, as autoridades locais e corpo diplomático no Palácio Presidencial.

Na cerimônia de boas-vindas o Santo Padre foi acolhido pelo Presidente da República, Giorgi Margvelashvili e pela sua esposa, assim como pelo Catholicos e Patriarca de toda a Geórgia, Sua Beatitude Elias II.

Quando Francisco desceu as escadas do avião, duas crianças que lhe entregaram uma cesta cheia de uvas, como gesto de boas-vindas e acolhida.

Estiveram presentes também outras autoridades civis e religiosas, como Monsenhor Giuseppe Pasotto, administrador apostólico do Cáucaso dos Latinos.

Posteriormente, Francisco se reunirá com Sua Santidade e Beatitude Elias II, Catholicos e Patriarca de toda a Geórgia, no Palácio do Patriarcado. Em seguida, vai se reunir com a comunidade assírio-caldeia na igreja católica caldeia de São Simão.

No dia seguinte, 1º de outubro, o Papa celebrará a Missa no estádio de M. Meskhi. Em seguida, acontecerá o encontro com sacerdotes e religiosos na Igreja da Assunção e, mais tarde, com os assistidos e operadores das obras de caridade da Igreja no Centro de Assistência dos Camilianos. A jornada será concluída com uma visita à Catedral Patriarcal Svietyskhoveli de Mskheta.

No domingo se transladará ao Azerbaijão, onde celebrará também diversos atos.

Confira também: