Nesta quarta-feira o Vaticano anunciou a nomeação episcopal para duas dioceses brasileiras. Segundo informou, o Papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Benedito Francisco de Albuquerque,  nomeou o Frei Antônio Roberto Cavuto OFMCap, como Bispo da Diocese de Itapipoca no Ceará.

Frei Antônio, de 61 anos,  até agora exercia como Vice-Provincial dos Capuchinhos de Minas Gerais, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e Vigário Forâneo na Arquidiocese de Belo Horizonte.

O novo bispo de Itapipoca nasceu em 1944 em Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo. Estudou no seminário dos capuchinhos de Ouro Fino, em Minas Gerais. Em 1965, fez profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e é licenciado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Cavuto, que ainda não tem data marcada para sua ordenação espiscopal,  foi ordenado sacerdote em 1971 e, desde então, trabalhou como pároco em várias paróquias, ocupando diferentes postos na ordem franciscana dos frades menores capuchinhos. Atualmente, era padre e guardião da Fraternidade de São Sebastião, na diocese de Uberlândia.

Juntamente com a primeira nomeação o Vaticano informou  também que o  Papa Bento XVI, nomeou, nesse mesmo dia,   como bispo Diocese de Piracicaba, no interior de São Paulo, Dom Fernando Mason,   atual Bispo da Diocese litorânea de Caraguatatuba, no mesmo estado brasileiro.

O bispo Fernando Masón, da ordem dos frades menores conventuais, nasceu em 1945, em Pádua, Itália. Estudou no convento São Francisco de Brescia e no colégio Santo Antônio de Pádua, onde se licenciou em filosofia. Foi ordenado em 1971 em Pádua, e um ano depois veio ao Brasil como missionário. Trabalhou como padre, guardião e reitor de seminário, mestre de noviços e coordenador da comissão para a formação de frades da ordem. Em 1999, foi nomeado bispo de Caraguatatuba.