Em uma histórica decisão, o Congresso da República na Colômbia declarou as procissões de Semana Santa e o Festival de Música Religiosa que realizadas na cidade de Popayán como Patrimônio Cultural Nacional.

O Congressista Aurélio Iragorri Hormaza, um dos expositores do projeto de lei, explicou que a lei que eleva a Semana Santa como Patrimônio será aprovada nos próximos dias pelo Presidente da República, Álvaro Uribe Vélez.

Na mesma decisão, declara também como  Monumento Nacional a sede onde tem fuincionado a Junta Permanente Pró-Semana Santa, a qual terá como objetivo único e específico as atividades relacionadas com as procissões de Popayán.

Com a declaração,os organizadores dos atos litúrgicos da “Cidade Branca” poderão ter acesso a recursos da nação através do Ministério da Cultura, assim como ao do estado e Município.

Segundo o presidente da Junta Permanente Pró-Semana Santa, Harold Casas Valencia, a distinção “tem o mais profundo significado espiritual e social que não só transcendeu os âmbitos internacionais, como honra a cidade de Popayán perante o mundo”.

Casas acrescentou que tanto a Junta Pró-Semana Santa como oGoverno Nacional continuarão trabalhando com insistência e decisão para que a Unesco declare as Procissões de Popayán como Patrimônio Histórico e Oral da Humanidade.

Por sua vez, o Arcebispo de Popayán, Dom. Iván Marín López, expressou que “a notícia tem um enorme conteúdo de fé com sentido humano”.

As procissões de Popayán reúnem  anualmente 400 mil peregrinos colombianos e turistas de diferentes regiões do mundo.