A 20º Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será aberta com as "Jornadas de encontro" que se desenvolverão de 11 a 15 de agosto em todas as dioceses alemãs, exceto na Arquidiocese de Colônia.

As diversas dioceses neste país querem convidar os jovens peregrinos de todo o mundo a conhecer mais de perto a vida da Igreja e a sociedade alemãs; para o qual organizaram diversas atividades que oferecerão a possibilidade de encontros pessoais, oração comunitária e participação na Santa Missa. Também se tem previsto atividades recreativas e excursões.

O objetivo destas jornadas, que acentuam a hospitalidade, é o de ativar um intenso intercâmbio entre os jovens do mundo inteiro que se espera acolher neste evento multitudinário. Para as dioceses alemãs será uma ocasião de mostrar aos jovens o rosto da Igreja alemã.

Durante estas jornadas de encontro, os jovens serão hospedados com as famílias alemãs. "Esperamos 250 mil participantes para as jornadas. Até o momento temos uma abundante oferta de hospitalidade em relação ao número de hóspedes esperados" disse o Padre Georg Austen, secretário da Conferência Episcopal Alemã (DBK) para a JMJ, que sob o lema "viemos a adorá-lo" (MT 2,2), espera receber 800 mil jovens vindos de todo o mundo, com quem o Papa Bento XVI deseja profundamente encontrar-se.