Com os 80 anos recém completos do Cardeal espanhol Antonio Maria Rouco Varela, Arcebispo Emérito de Madri, os cardeais eleitores, para o próximo conclave que escolherá o futuro sucessor de São Pedro, agora são 111.

Para o final do ano, esse número passará a 107, quando completarem 80 anos – a idade limite para participar do conclave – Jaime Lucas Ortega y Alamino, Arcebispo Emérito de Havana; Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo Emérito de Santo Domingo; Ennio Antonelli, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família; e Théodore-Adrien Sarr, Arcebispo Emérito de Dakar.

Com isso, o Papa Francisco poderia convocar em breve um consistório para completar o número usual de 120 eleitores. As datas poderiam ser a partir de outubro, no marco do encerramento do Jubileu da Misericórdia, ou no dia 22 de fevereiro, quando se comemora a festa da Cátedra de São Pedro.

Se o consistório for realizado em fevereiro, haverá outros dois cardeais que terão chegado aos 80 anos: o brasileiro Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, e Audrys Juozas Backis, Arcebispo Emérito de Vilna (Lituânia).

Caso o consistório seja realizado no dia 22 de fevereiro, haverá então 105 cardeais eleitores e 15 possíveis capelos cardinalícios.

Entre os candidatos na Cúria do Vaticano estão o Substituto da Secretaria de Estado, Angelo Becciu; o Prefeito do novo Dicastério para a Vida, a Família e os Leigos, Kevin Joseph Farrell; e possivelmente o organizador do Jubileu da Misericórdia, Rino Fisichella.

Até agora o Papa não criou nenhum cardeal americano. Entre os candidatos estão três arcebispos: Blase Joseph Cupich (Chicago), Charles Joseph Chaput (Filadélfia) e José Horacio Gómez (Los Angeles).

Na América do Sul, o primeiro país que poderia receber uma púrpura cardinalícia é a Bolívia, que com a morte do Cardeal Terrazas não tem nenhum membro no Colégio Cardinalício; e o Equador. O Brasil também tem dois candidatos: o Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Episcopal, Sergio da Rocha; e Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de São Salvador (BA) e Primaz do Brasil.

Entre as sedes europeias tradicionalmente cardinalícias estão também como possíveis candidatos Carlos Osoro Sierra, atual Arcebispo de Madri; Heiner Koch, Arcebispo de Berlim; e Jozef de Kesel, Arcebispo de Malinas-Bruxelas.

Na Itália, os possíveis candidatos são o Arcebispo de Bolonha, Matteo Maria Zuppi; Corrado Lorefice, Arcebispo de Palermo; e o Arcebispo de Taranto, Filippo Santoro.

Na Ásia, o Japão é o país que aparece primeiro nas possíveis candidaturas, inclusive pela possibilidade de uma visita papal.

O Santo Padre também poderia considerar alguns bispos de rito oriental dos países onde os cristãos são perseguidos como Ignace Joseph III Younan, Patriarca de Antioquia dos Sírios ou o Arquieparca de Erbil (Iraque), Bashar Warda.

Na África, especificamente na República Centro-africana, onde o Santo Padre inaugurou o Jubileu da Misericórdia, a púrpura poderia ser do Arcebispo Dieudonné Nzapalainga.

Nos dois últimos consistórios, o Papa Francisco criou um total de 39 cardeais.

Traduzido e editado por Rafael Tavares. Publicado originalmente em ACI Stampa.

Confira também: