O Papa Francisco presidiu hoje na Basílica de São Pedro a liturgia pelo segundo Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, o qual estabeleceu a ser celebrado a cada 1º de setembro, mesmo dia em que o comemoram os cristãos ortodoxos.

Também hoje o Vaticano apresentou Mensagem do Pontífice, intitulada “Usemos de misericórdia para com a nossa casa comum”, na qual adverte contra a deterioração do meio ambiente e assegura que cuidar dele também é uma obra de misericórdia.

Na oração de introdução da liturgia, o Santo Padre rezou a Deus para que “infunda em nós o espírito de sabedoria para que saibamos custodiar os bens de tua Providência para o bem de toda pessoa e de cada geração”.

“Olhe com benevolência os pobres da terra para que nunca lhes falte o pão cotidiano. Vença o egoísmo que endurece nosso coração, faz-nos ter o olhar sobre as necessidades dos irmãos”, disse em seguida.

Na liturgia, a homilia foi feita pelo pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa, que refletiu sobre a transcendência em relação ao resto da criação. “O homem é criado à imagem de Deus, no sentido que participa da íntima essência de Deus”, disse Cantalamessa.

O sacerdote também observou que “nós, crentes, devemos ser a voz não somente das criaturas inanimadas, mas também dos nossos irmãos que não têm a graça da fé”.

Confira também: