Na terça-feira, 30 de agosto, mais de cem bispos e dezenas de sacerdotes reunidos na igreja da Porciúncula de Bogotá (Colômbia), rezaram uma oração de “Consagração do Continente Americano à Misericórdia Divina”, para que Deus derrame seu amor e sua misericórdia sobre todos os habitantes, especialmente sobre os mais necessitados, e para que os povos americanos sejam uma só família.

A oração foi rezada no final da Missa presidida pelo Presidente do CELAM e Arcebispo de Bogotá, Cardeal Rubén Salazar, com a qual concluiu o “Jubileu Extraordinário da Misericórdia no Continente Americano”, respondendo o apelo do Papa Francisco a fim de que neste Ano Santo “nos deixemos transformar pelo Senhor e cheguemos a ser ‘misericordiosos como o Pai’”.

A seguir, confira a oração que consagrou a América “`à Misericórdia Divina”:

“Bendito seja Deus Pai, rico em misericórdia, que na pessoa de seu Filho Jesus Cristo abençoa o Continente Americano e pela força do Espírito Santo o vivifica derramando nos corações seus dons e graças.

Hoje queremos nos reconhecer como uma comunidade de discípulos missionários de teu Filho, formada por pobres pecadores, mendicantes da tua misericórdia, reunidos pela graça do perdão e da reconciliação, consagrados e enviados para proclamar tua presença e da criação inteira. Consagramos-te nossos países, nossas comunidades e nossas famílias.

Suplicamos-te que derrame teu amor e tua misericórdia sobre todos os habitantes deste Continente Americano, especialmente sobre os mais pobres e necessitados, sobre as crianças, os jovens, os casais, os construtores da sociedade, os doentes, os idosos, para que, superadas tantas desigualdades e marginalizações, possamos construir todos os povos americanos como uma só família, fraterna e solidária, e gozar da paz e da vida plena. Amém”.

Confira também: