O Papa Francisco expressou suas condolências a todos os atingidos pelo incêndio que devastou durante vários dias a ilha portuguesa da Madeira, que matou 4 pessoas, deixou cerca de 300 feridos e obrigou a evacuação de milhares de pessoas.

“Consternado pela triste notícia dos terríveis incêndios na ilha da Madeira, o Santo Padre convida Vossa Excelência a transmitir às famílias das vítimas as suas condolências”, assinala um telegrama enviado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, ao Bispo de Funchal, Dom António Cavaco Carrilho.

Também pede ao Bispo que estenda “sua participação na dor de todos os enlutados, bem como a sua solidariedade e proximidade espiritual aos que perderam os seus lares”.

“Por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Monte, Sua Santidade confia a Diocese de Funchal à Santa Mãe de Deus, com sua Assunção ao céu, fazendo-se mais próxima de seus filhos aqui na terra, interceda por eles junto a Jesus como um sinal luminoso da vida futura que esperamos”, prossegue o texto.

Durante vários dias, Portugal foi atingida por uma série de incêndios, especialmente no norte do país e na ilha turística da Madeira, onde mais de metade da reserva ecológica da cidade de Funchal foi queimada.

As autoridades, informa Efe, identificaram um jovem de 24 anos como possível autor do incêndio. Também agradeceram a mensagem de solidariedade e a promessa de ajuda econômica para as vítimas por parte do conhecido jogador do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, originário de Funchal.

No telegrama enviado pelo Cardeal Parolin, indica-se ainda que o Papa Francisco “pede ao céu conforto e restabelecimento para os feridos, anima a coragem e consolação da esperança cristã a todos aqueles atingidos pela tragédia, com uma recordação especial a todos aqueles que trabalham para combater os incêndios”.

O Santo Padre, conclui o telegrama, “envia uma bênção apostólica reconfortante” para todos os afetados.