Agradeço ao Papa Francisco e a Bento XVI por ter me chamado a servi-los, “um belíssimo chamado” de 10 anos, expressou o Pe. Federico Lombardi em uma emotiva carta ao referir-se ao tempo que trabalhou com os dois pontífices como Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Seguimos juntos o ministério de dois grandes Papas, vivemos momentos significativos da história da Igreja e da família humana, buscando ler e entender o significado”, afirmou o sacerdote jesuíta, que também agradeceu aos “queridos colegas e colaboradores” que o acompanharam durante 10 anos de caminho e que o animaram nos diferentes “trabalhos cotidianos, nos dias de cansaço e naqueles de alegria”.

No texto, publicado no último dia 2 de agosto pela Rádio Vaticano, o Pe. Lombardi disse: “Foi um chamado bonito, comprometedor. Agora, procuro ouvir as palavras de Jesus aos seus discípulos: ‘Quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

Antes de concluir, o Pe. Lombardi expressou novamente a sua estima pelo trabalho no campo das comunicações. “Desejo a todos poder se dedicar com compromisso e entusiasmo e que o Senhor os acompanhe em seus caminhos”, de modo especial aos seus sucessores, o novo Diretor Greg Burke e a vice-diretora Paloma García Ovejero.

O Pe. Federico Lombardi ocupou o cargo de porta-voz da Santa Sé desde julho de 2006, depois da renúncia de Joaquim Navarro Valls, que trabalhou durante 22 anos com São João Paulo II e nos primeiros 15 meses do pontificado de Bento XVI.

O Pe. Lombardi foi ratificado no cargo por Francisco em 2013. Embora tenha apresentado sua renúncia em 11 de julho de 2016, o sacerdote trabalhou como porta-voz até o domingo, 31 de julho, dia que terminou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016.

No dia 1º de agosto, o Pe. Lombardi foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da Fundação Vaticano Joseph Ratzinger – Bento XVI.

Confira também: