O Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano, disse que as controvérsias em torno da Amoris Laetitia são “compreensíveis”, mas que serão produtivas “ao final”.

Na parte final de sua intervenção no dia 2 de agosto no jantar oferecido pelos Cavaleiros de Colombo, reunidos em sua convenção número 134, o Cardeal de origem canadense afirmou: “Antes de concluir, permitam-me dizer-lhes algumas palavras sobre o documento papal Amoris Laetitia que nasceu de dois recentes Sínodos sobre a Família”.

“Com toda honestidade, acho que as controvérsias em torno de Amoris Laetitia são compreensíveis, mas com toda confiança, acho que serão frutíferas ao final”, indicou.

O Cardeal Ouellet disse também que a exortação apostólica “vale a pena ser lida e relida, lentamente, um capítulo após o outro, desfrutando o maravilhoso capítulo quatro sobre o amor”.

O Prefeito indicou também que o capítulo oito deve ser confiado “ao atento e aberto discernimento dos sacerdotes e bispos em benefício das pessoas que necessitam da caridade e da misericórdia”.

“O essencial é que identifiquemos o desejo do Santo Padre e busquemos proporcionar a verdade e a reconciliação substancial para tantas famílias em situações confusas e difíceis”.

“Na maior parte, pede-se aos sacerdotes e bispos que cuidem e caminhem junto a elas, para ajudar as pessoas em seu crescimento espiritual, inclusive em situações objetivamente irregulares”, continuou o Purpurado.

“Não se propõe uma mudança na doutrina, mas o que se propõe é uma nova aproximação pastoral: mais paciente e respeitosa, mais dialógica e misericordiosa”, ressaltou o Cardeal.

Para concluir, o Prefeito da Congregação para os Bispos agradeceu ao Santo Padre e disse estar “convencido de que todo este processo de discernimento e acompanhamento pastoral dará frutos para todas as famílias”.

Confira também: