Na manhã de terça-feira, 2, faleceu aos 89 anos, o Arcebispo Emérito de Cracóvia, Cardeal Franciszek Macharski, sucessor de São João Paulo II depois que o elegeram Supremo Pontífice.

No último dia 28 de julho, o Papa Francisco o visitou durante sua agonia em um hospital de Cracóvia, Polônia, no marco de sua viagem apostólica pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nesse país.

O Cardeal Macharski foi Arcebispo de Cracóvia entre 1978 e 2005. Um artigo da Rádio Vaticano se refere a ele como um homem apaixonado pela cultura, acadêmico e escritor.

Do mesmo modo, dedicou uma atenção especial à promoção das vocações sacerdotais e religiosas e à formação teológico-espiritual de futuros sacerdotes.

 

Dentro do episcopado polonês, inclusive antes da sua nomeação como Arcebispo, contribuiu com seu pensamento e experiência em diferentes comissões.

Dom Macharski nasceu no dia 20 de maio de 1927, na cidade de Cracóvia. Durante a guerra, sob a ocupação alemã, trabalhou como operário e, depois da liberação de seu país em 1945, ingressou no Seminário Maior Metropolitano de Cracóvia.

Ao mesmo tempo, estudou teologia na Universidade Católica Jaguelônica. Depois de terminar seus estudos em teologia e filosofia, foi ordenado sacerdote em 2 de abril de 1950 pelo então Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Sapieha.

Durante seis anos, o jovem sacerdote serviu como vigário na paróquia de Kozy, próximo ao Bielsko-Biala. Em 1956, mudou-se para a Suíça, Friburgo, para continuar seus estudos de teologia na universidade católica local, onde recebeu um doutorado em teologia pastoral em 1960.

Voltando para Cracóvia, foi nomeado diretor espiritual do Seminário Metropolitano Maior de Cracóvia e dedicou-se ao ensino de teologia pastoral na Pontifícia Faculdade de Teologia de Cracóvia.

Dez anos depois, em 1970, foi nomeado reitor do mesmo seminário, um dos mais concorridos e importantes da Polônia.

Em 1977, foi nomeado cônego da catedral de Wawel pelo então Arcebispo de Cracóvia e futuro Papa, Cardeal Karol Wojtyla (São João Paulo II). O Cardeal Macharski também esteve ao lado do Papa durante as viagens ao Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália.

São João Paulo II o nomeou como seu sucessor da sede metropolitana de Cracóvia em 1978 e sua ordenação episcopal aconteceu um ano depois na Basílica de São Pedro.

Foi criado Cardeal por João Paulo II no consistório do dia 30 de junho de 1979, com o título do S. Giovanni a Porta Latina.

O Cardeal Macharski também participou do conclave de abril de 2005, onde foi eleito Bento XVI.

Confira também:

Mais em