O papamóvel que o Papa Francisco usará na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2016) chegou no domingo, 24, a Cracóvia (Polônia). É um veículo pequeno e de cor branca, desenhado para que – a pedido do Pontífice – possa ter contato com os jovens peregrinos.

O anúncio foi feito pelo site oficial da JMJ 2016. Destacou-se que o veículo foi “desenhado especialmente” para que os peregrinos possam ver o Santo Padre durante seus percursos.

Nesse sentido, recordou que, “embora no passado os papamóveis tenham sido construídos para oferecer máxima segurança, um dos primeiros pedidos do Papa foi que fosse desenhado de maneira que possa estar próximo à multidão”.

“O desejo do Papa Francisco de estar perto das pessoas, mesmo à custa de sua segurança, mostra sua valente dedicação de amor a todo o Corpo de Cristo”, destacaram os organizadores no site.

Controles de segurança

Por sua parte, os responsáveis pela segurança indicaram que a polícia polonesa efetuará “controles aleatórios a pessoas e bagagens nas celebrações dos Atos Centrais e nos outros locais de grande concentração de pessoas, como por exemplo, estações de trens, ônibus e nas principais ruas da cidade”.

“Os oficiais em serviço terão auxílio de vários meios técnicos, entre os quais dispositivos portáteis de raios X, detectores de metais e cães especialmente treinados para detectar a presença de explosivos”, explicou-se.

Além disso, junto a efetivos vestidos de civis, os policiais observarão “o comportamento das pessoas” e escolherão quem deve ser inspecionado. Nesse sentido, pediram a colaboração dos jovens para que informem “à polícia qualquer tipo de comportamento suspeito ou sobre bagagens ou outros objetos abandonados”.

“De acordo com regulamentações legais, as forças policiais têm o poder de requerer a identificação a pessoas, revistar pessoas e propriedades, fazer investigações a pessoas e bagagens utilizando equipamentos especiais, como por exemplo, o equipamento necessário para detectar explosivos”, assinalaram.

Nesta segunda-feira, a polícia da Polônia deteve um cidadão estrangeiro de 48 anos –presumivelmente de nacionalidade iraquiana –, acusado de possuir explosivos durante um dos estreitos controles que fazem cada dia para garantir a segurança.

Segundo as autoridades, há suspeita de que o detido tinha intenção de preparar um atentado durante a JMJ.

Nesse sentido, afirmou-se que não há o que temer, pois a cidade se blindou para receber o Papa Francisco e as centenas de milhares de peregrinos que o acompanharão até o próximo domingo, 31.

Em toda a Polônia, foram mobilizados 20.000 policiais.

Confira também: