O grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS) reivindicou o ataque de um jovem refugiado afegão em um trem na Alemanha que, com um machado, deixou três feridos graves e um com ferimentos leves.

O ataque ocorreu na segunda-feira, 18 julho, à noite perto da cidade de Wurzburg, na região da Baviera, a sudeste de Frankfurt.

Em um comunicado da agência de notícias Amaq, ligada ao ISIS, assinala-se que o jovem de 17 anos que foi morto pela polícia alemã era “um membro do Estado Islâmico” e explicou que o ataque foi uma resposta ao chamado para atacar os países da coalizão que combate o grupo terrorista.

Além dos feridos, a mídia local indica que outras 14 pessoas ficaram em estado de choque e estão recebendo atendimento psicológico.

O responsável pelo ataque foi identificado por um vídeo do ISIS como Muhammad Riyad. Ele chegou à Alemanha há dois anos, como um menor sem acompanhante e, em março, pediu asilo.

Viveu em um alojamento para refugiados adolescentes até duas semanas atrás, quando foi realocado com uma família de acolhida em Wurzburg.

As investigações das autoridades alemãs sobre esses fatos prosseguem.

O bispo de Wurzburg, Dom Friedhelm Hofmann disse que estava “profundamente comovido” com esses fatos e afirmou que “fica sem palavras em um momento assim. É algo que não se pode entender”.

Segundo assinala a assessoria de imprensa de sua diocese, o Prelado ofereceu orações por todos os atingidos, além da ajuda da Igreja; e agradeceu aos que colaboraram a contrapor a tensa situação de ontem.

“Sobretudo, quero agradecer a todos os que intervieram nesta situação difícil ontem e ajudaram: a polícia e os serviços de resgate”, indicou.

O ataque ocorreu 4 dias após o terrível atentado perpetrado na cidade francesa de Nice, onde um homem muçulmano de origem tunisiana em um caminhão atropelou várias pessoas, deixando dezenas de feridos e 84 mortos, entre os quais 12 crianças.

Confira também: