O presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Arcebispo de Valladolid (Espanha), Cardeal Ricardo Blázquez, enviou seus pêsames e dos Bispos espanhóis pelo atentado terrorista ocorrido ontem em Nice, na França, no qual mais de 80 pessoas faleceram depois de ser atropeladas por um caminhão.

“Uma vez mais recebo com profunda dor a notícia do atentado terrorista na noite passada na querida França, precisamente durante a celebração de sua festa nacional”, explica o Cardeal Blázquez em duas cartas enviadas a Dom Georges Pontier, Arcebispo de Marselha e Presidente da Conferência Episcopal da França, e outra a Dom André Marceau, Bispo de Nice.

Em ambas as cartas, o Presidente da CEE mostra seus sentimentos de “condolência, estupor e tristeza que estes fatos, incompatíveis com o valor inviolável de cada vida humana, causaram em nosso coração” e expressa seu acompanhamento na “dor de sua Igreja por estes tristes acontecimentos”.

“Os católicos espanhóis elevamos nossas orações ao Senhor pelo eterno descanso das pessoas que perderam a vida nestas execráveis ações terroristas, assim como pelo restabelecimento dos feridos e o consolo de seus familiares e de toda a nação francesa”, explica o Cardeal e aponta, em seu nome e no de todos os Bispos espanhóis, o pedido ao Senhor pelo “descanso eterno para os falecidos, o pronto restabelecimento dos feridos, assim como serenidade e consolo para seus familiares”.

“Queira o Senhor que se abram caminhos de convivência pacífica na justiça e na verdadeira liberdade”, manifesta o Arcebispo de Valladolid e incentiva a que “as autoridades e todas as instituições públicas e sociais possam continuar trabalhando para que os princípios que inspiram seu povo, país de liberdade, igualdade e fraternidade, cheguem, com a ajuda de Deus, ao feliz cumprimento”.

Diferentes dioceses da Espanha também enviaram seus pêsames e mostraram sua dor. A Diocese de Segorbe-Castellón manifestou sua união com as palavras do Papa Francisco e “junto com toda a Igreja eleva e pede orações a Deus pelo eterno descanso das vítimas mortais, pelo consolo de seus familiares e pelo pronto restabelecimento dos feridos”.

O Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo também enviou por meio de sua conta pessoal do Twitter os pêsames. “O mal nunca terá a última palavra”, precisa.

Entre os muitos Bispos que expressaram suas condolências também se encontra o Bispo de San Sebastián (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, que exorta a não se deixar amedrontar pelos terroristas.

Confira também: