O Patriarca emérito de Jerusalém, Dom Fouad Twal, foi condecorado pelo presidente Palestino Abu Mazen com a Medalha de Jerusalém, em reconhecimento “pela liderança espiritual exercida pelo Patriarca e pelo serviço excepcional por ele oferecido ao povo palestino e à Igreja Católica na Palestina”, conforme foi explicado.

De acordo com a agência vaticana Fides, a cerimônia de honorificência aconteceu no dia 12 de julho em Ramallah, na sede presidencial palestina. Estiveram presentes alguns representantes da equipe presidencial, como o Dr. Majdi al Khaldi, conselheiro do Presidente Abu Mazen para as relações com as Igrejas e as comunidades cristãs.

No último dia 24 de junho, o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada pelo Patriarca Twal por limite de idade. O Pontífice nomeou como Administrador Apostólico da sede vacante o Pe. Pierbattista Pizzaballa, OFM.

Ao site do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal assinalou a herança que deixa ao novo Administrador Apostólico, ressaltando que entre os pontos fortes de Pe. Pizzaballa “está o fato de ter servido por 12 anos como Custódio da Terra Santa e de ter sido o Vigário do Patriarca Latino para a comunidade cristã de língua hebraica”.

Entretanto, indicou que a esses elementos se somam “o problema da língua árabe, da mentalidade oriental e de toda a atividade pastoral”. “Será certamente mais fácil para ele remediar as fraquezas da administração do que administrar o cuidado pastoral dos fieis árabes. Mas também é verdade que os fiéis estrangeiros do Patriarcado Latino agora são mais numerosos do que os cristãos árabes locais”, ressaltou.

Confira também: