A rede de notícias colombiana Caracol lançou uma reportagem sobre convulsões, ataques nervosos, entre outras estranhas manifestações, em 22 adolescentes entre 12 e 15 anos que recentemente teriam participado do “jogo” de invocação de espíritos chamado “Charlie Charlie”, uma espécie de versão simplificada da Ouija, ou Jogo do Copo, que se fez popular há um ano.

O jogo consiste em um par de lápis ou canetas, um papel e a invocação de um espírito chamado “Charlie” que responde “sim” ou “não” às perguntas que lhe fazem.

Há poucos dias, 22 jovens de uma mesma escola começaram a se comportar de forma estranha e a convulsionar, e foram conduzidas ao centro de saúde da localidade de Nóvita, perto da fronteira com o Panamá.

As garotas, assinala Notícias Caracol, teriam estado “possuídas” por terem participado de jogos de invocação de espíritos como o “Charlie Charlie”.

Uma das menores afetadas, cuja identidade se manteve no anonimato, fez esta advertência: “Pessoas podem sair morrendo por causa desses jogos porque sabem que é coisa do diabo e com coisas do diabo não se brinca”.

Claudia Patricia Asprilla, mãe de uma das moças envolvidas, comentou que sua filha diz que “não quer ir ao colégio por medo. Eu estou preocupada por isso porque é algo que é impressionante. É algo que não se pode explicar”, relatou.

Por sua vez, Jorge Hurtado Bonilla, um assistente social para famílias da prefeitura de Nóvita, explicou que “no ano passado tivemos uma situação similar porque as meninas, ao que parece, nesta instituição educativa jogaram o que se denominou o ‘Charlie Charlie’ e houve aproximadamente 7 casos, de maneira isolada, mas depois não se apresentou tão massivamente como nesta ocasião”.

Em declarações à rede de notícias Caracol, o Pe. Wilson Tamayo, Pároco Igreja Divino Menino de Istmina, que fica a 24 quilômetros de Nóvita, comentou que “tudo isto se dá precisamente porque temos as portas de nosso coração fechadas para Deus, por isso convidamos todos para que acolham a mensagem de Deus que é de salvação, misericórdia e liberdade”.

A rede Caracol informou ainda que as autoridades locais estão visitando as casas das jovens afetadas levando ajuda psicológica, social e espiritual.

Existe risco de possessão demoníaca com o “Charlie Charlie”?

Milhões de jovens em todo mundo asseguram tê-lo praticado e há uma onda de preocupação pelo possível risco de possessão demoníaca ao que se expõe quem o realiza.

Consultado pelo grupo ACI em maio de 2015, o famoso exorcista espanhol José Antonio Fortea advertiu que o chamado #CharlieCharlieChallenge sim “supõe uma invocação de espíritos”.

Embora considere que por jogar quem o pratique “não ficará necessariamente possuídos”, o espírito invocado “ficará ao redor por um tempo”.

A prática frequente do “jogo”, esclarece o sacerdote espanhol, pode fazer com que aqueles que jogam “comecem a se introduzir em uma comunicação mais frequente. E aí sim, a pessoa pode sofrer consequências muito piores por parte dos demônios”.

Confira também: