Nesta quarta-feira, depois de terminar sua consulta com o dentista, o Papa Francisco decidiu fazer uma visita não programada à Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), gerando uma alegria e “surpresa incrível” entre seus membros. O Pontífice aproveitou para conversar por uns minutos com o vice-presidente do dicastério, o leigo Guzmán Carriquiry.

Segundo informou o dicastério em seu site, o Santo Padre chegou ao escritório localizado na Via della Conciliazione – a 300 metros do Palácio Apostólico –, às 9h10, no momento em que os membros da CAL realizavam sua reunião de coordenação “relativa à nossa próxima celebração do Jubileu Continental da Misericórdia em Bogotá”.

O Papa bateu à porta do escritório e a pessoa que a abriu “ficou estupefata”. “Bom dia! Posso entrar?”, perguntou Francisco. “Santo Padre! Que incrível surpresa!”, expressou o funcionário, enquanto “uma senhora do pessoal que passava atrás correu com toda pressa até o escritório do Secretário Encarregado da Vice-presidência, onde estávamos todos”.

A mulher, agitada, exclamou: “O Santo Padre! Rápido, o Santo Padre!”. Os demais membros não compreendiam o que estava acontecendo. “Estará ao telefone?, Terá acontecido algo? Mas incrivelmente começamos a escutar sua voz enquanto se aproximava pelo corredor. Pusemo-nos de pé e o professor Carriquiry saiu imediatamente para encontrá-lo quase na porta de seu escritório. ‘Bom dia, Tens um tempinho para conversar um pouco?’”, perguntou Francisco.

Enquanto Carriquiry se reunia com o Papa, os outros membros da CAL aproveitaram para interrogar ao membro da Segurança Vaticana que acompanhava o Pontífice como o Papa tinha deixado os muros do Vaticano sem os protocolos de segurança de costume. “Ele comentou que se encontrava com Francisco em uma visita ao dentista do FAS (Fundo de Assistência Sanitária) – o centro médico no interior do Vaticano –, e que quase por terminar, o Santo Padre assinalou que tinha a ideia de ‘passar pela CAL’ antes de retornar a Santa Marta”.

O membro da segurança disse ao Papa que isto seria “muito complicado”, ao que Francisco respondeu tranquilamente: “Sou o Papa; Não se preocupe, estamos nas mãos de Deus”, e foram para a Comissão.

“À sua saída de ‘Porta Sant’Ana’, os guardas suíços saudaram solenes e meio atônitos o Santo Padre enquanto se afastava destemido no assento dianteiro do veículo. O acompanhante do Papa acrescentou em seguida, sorridente, que se tratava da ‘primeira travessura deste tipo’, realizada pelo Papa Francisco”, relatou a CAL.

Depois do encontro privado com Carriquiry, o Pontífice compartilhou um café com os outros membros do dicastério e saudou cada um, demonstrando “uma memória impressionante, porque nos tinha presente a todos e em alguns casos com detalhes surpreendentes”.

Francisco também comentou de seus tempos quando era Cardeal e membro da CAL. “Nós o recordamos naquelas tardes de escritório, nas quais se ofereceu mais de uma vez a ficar trabalhando conosco para completar o ‘documento conclusivo’”.

Ao final do encontro, o Santo Padre deu sua bênção aos membros do dicastério, os quais lhe asseguraram suas orações.

Confira também: