O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Aloísio Alberto Dilli, O.F.M., como Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul (RS) e Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena como Bispo da Diocese de Nazaré (PE).

Transferido da sede episcopal de Uruguaiana (RS) para Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli é natural de Poço das Antas (RS). Emitiu sua profissão religiosa solene na Ordem dos Frades Menores em fevereiro de 1975. Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1977 e Bispo em setembro de 2007.

Cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, em Viamão (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

Por sua vez, o novo Bispo de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, foi transferido da Diocese de Guarabira (PB). Ele nasceu em Jardim do Seridó (RN). Foi ordenado sacerdote em julho de 1991, em Caicó (RN) e Bispo em agosto de 2008, na mesma cidade.

Dom Lucena é formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano de São José (RJ), com em Linguística e Ensino da Língua Materna pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Desempenhou diversas funções no Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como: moderador do Tribunal Eclesiástico, coordenador da Equipe Permanente de Campanhas, membro do Conselho Econômico do Conselho Episcopal, Bispo referencial da Cáritas, secretário regional. Na CNBB, foi membro efetivo da Comissão dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.