O Bispo de Dallas (Estados Unidos), Dom Kevin Farrell, afirmou que todas as vidas importam e que toda vida humana é preciosa, depois do tiroteio ocorrido ontem no centro da cidade, causando a morte de 5 policiais e 9 ficaram feridos, entre eles 7 eram também das tropas de choque.

O tiroteio ocorreu na quinta-feira, 7 de julho, no centro de Dallas, enquanto era realizada uma manifestação pacífica contra supostos abusos policiais em Baton Rouge, no estado de Louisiana; e em Minneapolis, no estado de Minnesota.

CNN em Espanhol informou que um dos suspeitos foi preso pela polícia algumas horas após negociações e disparos em um estacionamento no centro da cidade. Outros três suspeitos estão sob custódia.

Micah Xavier Johnson, jovem ex-militar afro-americano, foi quem abriu fogo contra os policiais que protegiam os manifestantes.

De acordo com o National Law Enforcement Officers Memorial Fund., o ataque de ontem foi o mais mortal para as tropas de choque desde os ataques terroristas de 2001, quando morreram 72 agentes da polícia.

A respeito do ocorrido em Dallas, o Bispo Farrell ofereceu suas orações pelos falecidos e afirmou que “fomos varridos por uma escalada de violência que nos atingiu intimamente, como aos outros, em todo o país e no mundo. Todas as vidas importam: negros, brancos, muçulmanos, cristãos, hindus. Todos somos filhos de Deus e toda vida humana é preciosa”.

“Não podemos perder o respeito pelo outro e devemos chamar os nossos líderes civis para que dialoguem uns com outros e trabalhem juntos para uma solução desta escalada de violência”, acrescentou o Prelado.

Para o Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos e Arcebispo de Louisville, Dom Joseph E. Kurtz, “o assassinato dos agentes de polícia em Dallas nesta noite foi um ato mal, injustificável. Peço a todas as pessoas de boa vontade que implorem a fim de que possamos resistir ao ódio que nos deixa cegos ante a humanidade comum”.

“Aos meus irmãos e irmãs em Cristo, peço-lhes que nos unamos ante a Cruz de Jesus. Nosso Salvador sofreu nas mãos dos piores impulsos da humanidade, mas Ele não perdeu a esperança em nós nem no seu Pai celestial, porque o amor supera o mal”, ressaltou.

Por sua parte, o Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, denunciou que “estes incidentes incompreensíveis agravam os ressentimentos raciais e tornam piores a tensa situação nacional”.

“As vidas dos negros importam porque todas as vidas importam: começando pelos pobres e pelos marginalizados, incluindo todos os homens e mulheres de todas as raças que arriscam suas vidas para proteger toda a comunidade”, precisou o Prelado.

O Arcebispo explicou que “o caso dos policiais assassinados em Dallas não estão relacionados com as situações de Baton Rouge e Minnesota”.

“A violência não é a resposta e os assassinatos de Baton Rouge, Minnesota e Dallas são a prova disto, pois aumentam as divisões da nossa vida nacional”, assegurou.

Confira também: