O Bispo de São Justo, Dom. Baldomero Carlos Martini, assinalou que "a ruptura entre evangelho e cultura é sem dúvida alguma o grande drama de nosso tempo. Não estamos só em uma época de mudanças, mas sim diante de uma mudança de época que compromete seriamente a identidade de nossa Nação".

Depois de indicar que "o grande desafio de todos é enfrentar a crise da civilização, Dom. Martini recordou que "a cultura nasce do homem conforme seja sua relação com Deus, com a natureza e com outros homens".

"A linguagem que nasce do pecado se expressa na confusão de valores, já que dá no mesmo a guerra ou a paz; o bem ou o mal, o correto ou corrupto", indicou e acrescentou que "procuramos Deus e ao mesmo tempo o marginalizamos das grandes decisões de nossa vida; falamos de direitos humanos e deixamos de lado os outros; e endeusamos a natureza e por outro lado a fazemos em pedaços".

Dom Martini indicou que a tarefa da Igreja deve sempre orientar a todos a alcançar a santidade e todo caminho integral de santificação implica um compromisso pelo bem comum social que respeite os direitos fundamentais.

"Não podemos ser peregrinos ao Céu se vivermos como fugitivos da cidade terrena. Todos na Igreja estamos chamados a formar comunidades santas e missionárias. O Espírito cresce em nós e nos faz viver a comunhão se o deixamos atuar como um dom que nos chama o amor de Deus, anotou.